Geoparque Açores em 5 minutos
Rotas GEOfood|19 mar. 2024
O Geoparque Açores está a preparar o lançamento de três Rotas GEOfood no arquipélago, alargando o potencial geoturístico da Região às experiências gastronómicas.
Estas rotas, foram apresentadas na Bolsa de Turismo de Lisboa por André Borralho, e vão ser lançadas em breve com o apoio da rede portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO e do Turismo de Portugal.
Nos Açores vamos começar por apresentar três rotas, em São Miguel, Terceira e nas ilhas do Triângulo, mas o objetivo é no futuro abranger todo o arquipélago.
As rotas de GEOfood vão complementar a oferta turística da Região e dar destaque aos parceiros comprometidos na sustentabilidade do destino Açores.
A marca GEOfood está registada para alimentação com referência tradicional em geoparques mundiais da UNESCO. É uma marca para empresas de alimentos, ecologicamente conscientes, que estejam localizadas nos territórios dos geoparques mundiais da UNESCO. Ou seja, é uma marca que define a qualidade e o sabor com base nas tradições locais, na relação entre a comida e o património geológico e cultural que caracterizam um geoparque.
Têm como objetivos promover práticas de agricultura e produção alimentares sustentáveis, aumentar a consciência entre as matérias-primas utilizadas na confeção destes produtos e o património geológico, estabelecendo uma relação entre o que se come e o local que se visita
É uma marca que se constrói através de histórias e tradições das comunidades, garantindo uma oportunidade para a promoção de experiências turísticas autênticas num território distinguido como um destino turístico sustentável
A marca GEOfood destina-se a produtos agroalimentares, pratos ou menus, restaurantes, pontos de venda, unidades de alojamento e não interfere com outros selos de qualidade que certifiquem a composição química ou a origem geográfica dos produtos.
Na Região, o processo de atribuição da marca GEOfood a produtos e experiências gastronómicas está a crescer, já com vários parceiros aderentes, na sua maioria vinhos e queijos, mas também experiências como o Chalé da Tia Mercês da Azores Essential, o restaurante Caldeiras e Vulcões ou a Quinta do Martelo.
O uso da marca GEOfood catalisa o intercâmbio de boas práticas entre os diferentes territórios distribuídos pelo planeta com a designação de Geoparque, em relação ao desenvolvimento local, à iniciativa alimentar, a projetos de pesquisa e a projetos educativos.
Para aderir à marca GEOfood, a empresa tem de estar sediada no território do Geoparque Azores, usar maioritariamente matérias-primas provenientes do território e a produção deve privilegiar técnicas tradicionais que preservem e valorizem o património material e imaterial. Também o rótulo ou a ementa devem conter informação sobre o território e estabelecer a relação entre o produto e a identidade natural dos Açores.