Num mundo em crise, gurus digitais promovem o "culto do bem-estar", enquanto os browsers enfrentam a sua 3.ª Grande Guerra.
MAIS INFONa Terra Média, tenta-se adivinhar o futuro através voo das aves, do alinhamento das estrelas ou do lançamento de runas e alguns profetas preferem confiar apenas na sua própria intuição.
Mas, neste glorioso ano de 2025, este território transforma-se a um ritmo diário, e nem a mais corajosa das feiticeiras ou o mais sábio dos magos se atreve a adivinhar o dia de amanhã.
Esta semana…
Chamamos de “Espiritualidade Algorítmica” a um capítulo que mostra como muitos influencers do bem-estar se transformaram em opinion makers de estema direita e das teorias da conspiração, recusando e denegrindo séculos de conhecimento científico, em especial, na medicina. Muitos já os consideram um perigo público.
Noutro capítulo, falamos da guerra dos Browsers (dos navegadores) de internet. Com a IA, muitos destes browsers que utilizamos (como por exemplo o Google Chrome) estão a ser substituídos por novos, munidos da nova potência da IA. Vamos explorar essa batalha.
E claro, trazemos novidade e recomendações, assim como… sapatilhas elétricas e casacos insufláveis…
Juntem-se a nós, peregrinos, para mais uma viagem pelos confins deste território, enquanto tentamos compreender o presente… e adivinhar o futuro…da TERRA MÉDIA.
Espiritualidade Algorítmica:
O culto do bem-estar na era das redes”
(inspirada num artigo da NY Mag sobre Amy Carlson e num episódio do podcast Panic World)
Num ecossistema mediático saturado de desconfianças, a internet tornou-se um novo templo.
Plataformas que vendem “autenticidade” e “cura” estão a gerar novas formas de fé e poder.
De coaches de bem-estar às conspirações New Age, a promessa de um “despertar” online mistura desinformação, autoajuda, capitalismo de influência e crenças extremas.
Os algoritmos potenciam a desinformação no universo do wellness, a crise de confiança na ciência e como tudo se articula em novas formas de populismo e radicalização.
Num tempo em que o feed se confunde com o altar e a cura se torna conteúdo, a espiritualidade "algorítmica" revela-se um dos espelhos mais inquietantes desta nova cultura digital.
PodCast “Panic World” - "When the Internet Convinces You You're Sick" - (22 out)
https://podcasts.apple.com/pt/podcast/when-the-internet-convinces-you-youre-sick/id1740187810?i=1000732942047
No caso de Carlson, o que começou como um movimento New Age centrado em energias, cura e positividade acabou por se tornar um culto digital de veneração pessoal, construído através de comunidades online e de uma estética de iluminação espiritual.
How New Age Women Turned Right - NewYork Mag - (abr, 2025)
https://archive.ph/IKEFe
Como os Influencers MAHA espalham Conspirações sobre a Saúde – NYT (9, set)
https://www.nytimes.com/video/opinion/100000010387274/how-mahas-wellness-influencers-spread-conspiracies-about-health-care.html
O Mundo do Ioga está cheio de anti-vaxxers e crentes do QAnon (como tudo começou) - (2021)
https://www.wired.com/story/yoga-disinformation-qanon-conspiracy-wellness/
A Nova Guerra dos Browsers/Navegadores
O nosso ecossistema mediático é dominado pelos vencedores de guerras há muito esquecidas. Uma delas foi a chamada Guerra dos Browsers, travada nas primeiras décadas da world wide web, mas que parece estar agora a de volta, sob o signo da Inteligência Artificial.
A confirmar-se, é a 3ª Guerra dos navegadores.
A Guerra dos Browsers de IA está a começar! (Casey Newton) - Platformer (29 , mai)
https://www.platformer.news/ai-web-browsers-openai-perplexity-opera/
GOOGLE
Poucos se recordam do período antes do Dr. Google em que a internet era uma espécie de caos.
O motor de busca, que passou a browser e, depois, a uma quantidade gigantesca de serviços, é hoje hegemónico e os seus antecessores (Netscape ou Altavista) estão escondidos nas páginas dos livros de História.
Outros navegadores da primeira era, como o Internet Explorer, estão agora muito distantes.
Mas a situação parece estar a alterar-se.
O browser da Google, o Chrome, enfrenta um dos maiores desafios da sua história:
os browsers (navegadores) IA.
Mas, para já, a Google continua em jogo e tem conseguido integrar o Gemini
ATLAS (OPEN AI) – o “Chrome Killer”…
Explicador do Atlas – por Ben Goodge, Altman e outros engenheiros Open AI (21, out)
https://www.youtube.com/watch?v=8UWKxJbjriY
COMET (PERPLEXITY)
Foi lançado em julho e está disponível para download desde meados outubro.
Com as Guerras dos Browsers, as alternativas ao Chrome e ao Safari – Tech Crunch (21, out)
https://techcrunch.com/2025/10/21/as-the-browser-wars-heat-up-here-are-the-hottest-alternatives-to-chrome-and-safari-in-2025/
Estrelas (de)cadentes…
“Estrelas Caídas” de Hollywood - porque são um Flop nas bilheteiras? – The Guardian (21 out)
Fallen stars: why are Hollywood A-listers flopping at the box office? | Film | The Guardian
Recomendamos
LIVRO
Cultos: A Linguagem Secreta Do Fanatismo
DOCUMENTÁRIO
Orgasm Inc. - Documentário sobre a OneTaste, empresa que promove a meditação orgástica.
Mr Scorsese (de Rebecca Miller) - Estreou a 17 out – Apple TV (trailer)
Mr. Scorsese — Official Trailer | Apple TV - YouTube
VIDEOJOGOS
Ghost of Y?tei (sequela de Ghost of Tsushima) - Sucker Punch Productions (PS5) – saiu a 2 out
https://www.youtube.com/watch?v=sLcksHR30UA
Europa Universalis V - o regresso do famoso jogo de estratégia - Paradox (PC) – saíu a 4 Nov
https://www.youtube.com/watch?v=MKaGSIm9juI
FILMES
Nouvelle Vague - de Richard Linklater (comédia) - 14 Nov - Netflix (trailer)
https://www.youtube.com/watch?v=UufRzKVFseg
A fechar…
Nike - Sapatilhas Elétricas e Casacos Insufláveis (Air Milano)… (newsGPT / Fast Company)