Académica domina, Gil ganha

por Carlos Silva c/Lusa
Minhotos fazem a festa lusa

Mesmo reduzidos a 10 a partir dos 47 minutos, os galos resistiram até ao fim ao assalto dos estudantes, aumentando mesmo o resultado

Um golo de penálti apontado por Bruno Moraes, no início, e outro de Luís Martins, a fechar, valeram ao Gil Vicente um triunfo, por 2-0, este domingo, no cidade de Barcelos, sobre a Académica, na ronda inaugural da I Liga.

A Briosa foi-se recompondo do choque inicial e terminou a primeira
parte a criar imensas dificuldades ao último reduto gilista, no qual
sobressaiu o guarda-redes Adriano, que aos 33 minutos negou o golo a
Ivanildo com uma grande intervenção.

No início da segunda parte, o Gil Vicente ficou reduzido a dez unidades,
por expulsão de Draman, que viu por duas vezes o cartão amarelo pela mesma infantilidade (evitou a reposição rápida da bola em jogo).

Os "estudantes" assumiram, então, o domínio absoluto da partida, obrigando a formação barcelense a defender-se. Foi um autêntico sufoco na área minhota, pois a pressão da Académica foi constante e Adriano acabou por se tornar a grande figura da partida.

Os minutos finais foram dramáticos, com os forasteiros a procurarem evitar a derrota e os locais a defenderem-se com unhas e dentes. Já em período de compensação, Marinho rematou ao poste esquerdo.

Quando já se jogava o quarto e último minuto de compensação concedido por Pedro Proença, Luís Martins aproveitou o adiantamento de Ricardo e fez o segundo golo.

Equipas:

- Gil Vicente: Adriano Facchini, Gabriel, Halisson, Danielson, Luís Martins, Keita, João Vilela, Leandro Pimenta (Luan, 79), Diogo Viana (Simi
Nwankwo, 60), Bruno Moraes (Paulinho, 49) e Draman.

(Suplentes: Caleb, Simi Nwankwo, Brito, Vítor Gonçalves, Pek's, Luan e Paulinho).

Treinador: João de Deus.

- Académica: Ricardo, Marcelo, Halliche, Reiner Ferreira, Djavan (John Ogu, 79), Bruno China (Diogo Valente, 67), Makeléle (Marinho, 28), Cleyton, Ivanildo, Buval e Manoel.

(Suplentes: Peiser, João Dias, Aníbal, Marinho, Marcos Paulo, Diogo Valente e John Ogu).

Treinador: Sérgio Conceição.

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Halliche (03), Luís Martins (12),
Draman (21 e 47), Halisson (32), Simi Nwankwo (62) e Marcelo (72). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Draman (47).

Assistência: 3.070 espectadores.



pub