Pedro Tiba "rouba" vitória ao Belenenses

por Inês Geraldo, RTP
Belenenses e SC Braga empataram no arranque da jornada Hugo Delgado - LUSA

O SC Braga e o Belenenses empataram esta sexta-feira a um golo, na abertura da 30ª jornada da Liga Portuguesa. Pelé e Tiba marcaram os golos da partida.

Após terem averbado derrotas na última jornada (o Belenenses frente ao Benfica e o SC Braga frente ao Vitória de Guimarães), Belenenses e Sporting de Braga entraram em campo para tentar averbar mais três pontos e carimbarem uma presença europeia.

O conjunto do Restelo entrou na partida mais pressionante, apesar de o primeiro sinal de perigo pertencer à equipa da casa. Pedro Santos cabeceou por cima da baliza de Ventura, com algum perigo, após cruzamento de Tiago Gomes.

No entanto, cinco minutos mais tarde, Pelé marcou para o Belenenses. Remate de ressaca fora da área, colocado, que embateu no poste da baliza de Kritciuk e que bateu o russo, pela primeira vez na partida.

A partir do golo forasteiro, as oportunidades repartiram-se para as duas equipas. Destaque para um falhanço de Zé Luís, que após receber um passe de Pedro Santos, não conseguiu bater Ventura, com a baliza aberta.

Do outro lado, Carlos Martins descobriu Camará num passe longo e o jogador português tentou surpreender Kritciuk com um chapéu, mas o guardião respondeu à altura com uma grande defesa.

O golo de vantagem do Belenenses continuou até ao começo da segunda parte, em que o Sporting de Braga tentou ser mais pressionante e chegar à igualdade. Com vários golos marcados nas últimas partidas, o cabo-verdiano Zé Luís não conseguiu chegar ao tento do empate para os bracarenses.

A tarefa para a equipa de Sérgio Conceição complicou-se um pouco mais, depois de Pedro Santos ter sido expulso por Paulo Baptista, por acumulação de amarelos.

A jogar com dez, o Braga quase chegou ao empate por volta dos 75 minutos mas Ventura correspondeu com uma grande defesa, a um cabeceamento de Baiano.

O Belenenses esteve depois, perto de alargar a sua vantagem, quando Nélson subiu à área do SC Braga, ultrapassou Kritciuk mas o remate teve pontaria a mais. O antigo jogador do Benfica acertou no poste. Dálcio ainda viria a tentar o golo mas o remate do jogador formado na equipa de Belém saiu ao lado.

E quem não marca, sofre. Apesar de estar a jogar com dez, os bracarenses conseguiram chegar ao empate. Na marcação de um pontapé de canto, Baiano consegue cabecear ao primeiro poste, sobrando o esférico para Pedro Tiba que, sem oposição, colocou a bola na baliza do Belenenses.

Nélsom, lateral da equipa do Restelo, colocou o médio em linha. O SC Braga procuraria ainda o segundo golo da partida mas o último destaque vai para a expulsão de Pedro Tiba. O jogador português tentou rematar o esférico com as mãos e recebeu ordem de expulsão, após acumulação de amarelos.

Assim, o SC Braga está mais perto de carimbar uma presença na Liga Europa, ao somar 54 pontos. Já o Belenenses soma o 43º ponto e continua na luta por um lugar na Europa.
pub