Portugal conquista o bronze na Taça do Mundo de marcha

| Atletismo

Ana Cabecinha
|

Portugal foi hoje terceiro na prova feminina dos 20 km marcha da Taça do Mundo, em Taicang, na China, na qual Ana Cabecinha, oitava classificada, ficou a escassos três segundos do seu recorde pessoal.

A seleção nacional feminina conseguiu subir ao pódio da competição pela terceira vez, depois de ter vencido em 2010 e de ter sido segunda em 2008. Há dois anos, Portugal fora quarto classificado, igualando a posição de 2006.

Ana Cabecinha foi a melhor atleta nacional, com um tempo de 1:27.49 horas, somente a três segundos do seu recorde nacional, obtido nos Jogos Olímpicos Pequim2008, quando foi igualmente oitava.

Vera Santos, 12. com 1:28.02, melhorou o seu recorde pessoal em 12 segundos, enquanto Susana Feitor, 17. com 1.28.51, deve ter conseguido lugar na seleção nacional para o Europeu de Zurique, em agosto, deixando de fora Inês Henriques, que foi 22. com 1.29.33, a três segundos do seu melhor.

A prova foi ganha pela russa Anisya Kirdyapkina, vice-campeã mundial em Moscovo2013, que gastou 1:26.31, melhor marca mundial do ano. Deixou a chinesa Hong Liu a 27 segundos e outra russa, Elmira Alembekova, a 31 segundos.

O único português presente nos 50 km, Pedro Isidro, conseguiu um honroso 22. lugar, no início do segundo terço da classificação, com um recorde pessoal de 3:56.15, menos 54 segundos do que a marca conseguida há um ano, na Taça da Europa.

Os russos dominaram esta prova, classificando quatro atletas nos cinco primeiros lugares. Triunfou Mikhail Ryzhov, com 3:39.05, menos 33 segundos do que Ivan Noskov. O australiano Jared Tallent fechou o pódio, com 3:42.48.

Na prova de 10 km para juniores, ganha pelo chinês Wenkui Gao em 39.40 minutos, Miguel Rodrigues foi 22., com 44.30, e Hélder Santos foi 31.. com 46.05. A China ganhou por equipas, com 6 pontos, e Portugal foi 10., com 53.

A competição termina no domingo (próxima madrugada em Portugal), com João Vieira, Sérgio Vieira e Miguel Carvalho nos 20 km masculinos e Edna Barros, Mariana Mota e Mara Ribeiro nos 10 km femininos juniores.

A informação mais vista

+ Em Foco

A primeira-ministro britânica descarta um segundo referendo, por considerar que não vai solucionar a encruzilhada que o Reino Unido enfrenta.

Xi Jinping passou dois dias em Lisboa, na primeira visita de Estado a Portugal desde que é Presidente da República Popular da China. Foram assinados vários acordos bilaterais.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      O processo de degelo na Gronelândia acelerou substancialmente nas últimas décadas. Os investigadores alertam para o perigo da subida do nível da água do mar.