Guerra e consolidação de Putin dificultam oposição na Rússia, defende presidente do centro Levada

por Luís Peixoto - Antena 1

Fotografia cedida por Denis Volkov, presidente do centro Levada.

Denis Volkov, presidente do centro Levada, uma das maiores organizações de estudos de opinião não governamental da Rússia, considera que a guerra teve um efeito decisivo no aumento da popularidade e do apoio a Vladimir Putin.

Em entrevista à Antena 1, o sociólogo e analista defende que houve uma consolidação nacional do governo de Putin com a guerra na Ucrânia e com a capacidade de manter a economia a funcionar do atual presidente.

Denis Volkov revela que apesar de cerca de 50% da população querer que a guerra acaba, a maioria apoia a intervenção militar na Ucrânia, ainda que por diferentes razões.

Sobre a oposição russa, Volkov considera que Boris Nadezhdin, candidato liberal que não conseguiu formalizar a candidatura, não seria uma figura incontestável para toda a oposição que agora tem a tarefa mais dificultada pela guerra, pelos opositores que abandonaram a Rússia, sobretudo depois de 24 de fevereiro de 2022, e pelas elites russas que olham para grande parte da oposição como apoiante do Ocidente, num contexto de conflito.

O centro Levada, sediado na Rússia, está classificado pelo governo como agente estrangeiro.
pub