Sporting diz que suspendeu acordo com a W52 por questões relacionadas com doping

O Sporting assumiu hoje, em comunicado enviado à Lusa, que decidiu suspender o acordo com a W52, depois de a equipa de ciclismo não ter esclarecido as dúvidas dos 'leões' quanto a "procedimentos relacionados com análise e controlo antidoping".

Lusa /
Legenda da Imagem Foto: Eric Gaillard - Reuters

"Já após a apresentação à imprensa do regresso do ciclismo ao Sporting e na sequência de diversos contactos por parte de sportinguistas seguidores da modalidade, teve o clube conhecimento de diversos factos e situações que suscitaram e suscitam as maiores e mais sustentadas dúvidas sobre procedimentos relacionados com análise e controlo antidoping por parte dos promotores do projeto", começa por revelar o clube de Alvalade.

De acordo com a nota, os 'leões' imediatamente procuraram obter "esclarecimentos, informações e respostas" por parte da W52 em relação aos atletas que iriam fazer parte da equipa, ao suporte de patrocinadores para a mesma e também em questões que punham em causa "valores de ética e verdade desportiva", dos quais o Sporting "não abre mão em circunstância alguma".

"Por parte dos promotores do projeto, as respostas não foram inicialmente dadas e, após reiteradas tentativas, foram insuficientes e não esclarecedoras quando o que está em causa é a imagem e o bom nome de uma instituição centenária e uma tradição, da qual nos podemos orgulhar de luta pela verdade no desporto", acusa a entidade.

Os 'leões' lamentam que em vez de responder as questões, a direção da equipa de Sobrado (Valongo) tenha optado por contactar a comunicação social, "procurando na notoriedade pública das notícias, entrevistas e declarações uma chancela de validade para a sua associação com o Sporting".

"Desta forma, o Sporting entendeu suspender imediatamente o processo em curso com os promotores do projeto com vista à formação de uma equipa de ciclismo conjunta. Foram, no seguimento dessa decisão, dadas indicações expressas ao Departamento Jurídico do Sporting no sentido de analisar eventuais procedimentos que se justifiquem, de acordo com o escrupuloso cumprimento das normas éticas pelas quais o clube se rege", acrescenta a nota.

Hoje, numa nota enviada às redações, a Associação Vintagepódio -- Clube de Ciclismo, que representa a W52, anunciou que o acordo final com o clube lisboeta não tinha sido concretizado. Horas depois, o FC Porto informou que regressava à estrada com a equipa que venceu as últimas três edições da Volta a Portugal.
PUB