Ronaldo prepara mais um Europeu Lusa

Ronaldo: os recordes a bater pela Seleção Portuguesa

À entrada de uma das maiores competições desportivas do mundo, Cristiano Ronaldo já prepara a quarta participação num Europeu de futebol. Criando e evoluindo um estilo muito próprio de jogo, CR7 prepara-se para consolidar a lenda na Seleção Portuguesa, já consagrada com o prémio de jogador do século para a Federação Portuguesa de Futebol. Em França, Ronaldo está preparado para impor ainda mais a sua lenda na elite europeia do futebol.

Após mais uma época marcada pelo êxito na Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo está agora concentrado com a Seleção Nacional para preparar a quarta aparição no Campeonato Europeu de 2016, em França.


O jogador português tem-se tornado uma referência incontornável quando se fala de Portugal pelo mundo e este Euro promete ser de história para o internacional madeirense pelas cores lusas.

São pelo menos três os recordes que CR7 pode bater em França. Garantidamente, nenhum deles poderá trazer por certo a taça de campeão europeu para Portugal mas irão, com certeza, cimentar o nome de Cristiano Ronaldo na história do futebol, numa impressão ainda mais forte do que aquela que o craque português criou ao longo da carreira profissional que já leva quase 15 anos.



Uma das primeiras cifras a tomar em conta é a de internacionalizações. Luís Figo, antigo capitão português, acabou a carreira internacional com 127 partidas disputadas com a camisola das quinas.

Cristiano Ronaldo estreou-se em 2003, com meros 18 anos, numa partida de cariz amigável frente ao Cazaquistão. Foi em Chaves, e Luiz Felipe Scolari havia acabado de lançar para o mundo futebolístico internacional aquele que se tornaria num dos maiores jogadores da história.

Treze anos depois, Cristiano Ronaldo já leva 126 jogos. Pelo meio, três Europeus, três Mundiais e 58 golos marcados por Portugal, depois de Pauleta deixar as cores nacionais com um número recorde de golos: 47 remates certeiros.

Em 2014, essa marca foi quebrada pelo menino do Funchal, num amigável frente aos Camarões, tornando-se no melhor marcador de sempre da Seleção Portuguesa. Por anos, a efeméride durará e capitão será o grande artilheiro português de todos os tempos.



Luís Figo está a apenas duas partidas de ser igualado. E Ronaldo ainda tem pelo menos uma fase de grupos por disputar em França. Caso as lesões não atraiçoem o capitão, é expectável que Cristiano Ronaldo alcance os 128 jogos por Portugal, tornando-se no jogador que mais vezes envergou a camisola das quinas. Tudo isto com apenas 31 anos e uma forma física invejável.

Números europeus de excelência

Seguem-se outros recordes. Mais uma vez. Nenhum dos números alcançados é garante de vitória no Europeu mas mostram a ascensão meteórica e consolidação de uma estrela no panorama mundial.

Com estreia prevista no próximo dia 14 de junho frente à Islândia, Ronaldo parte para o quarto Europeu da carreira. Estreou-se em 2004, teve uma participação frugal em 2008 e foi crucial na demanda por terras ucranianas e polacas para chegar às meias-finais do Europeu.



No Euro 2016, CR7 prepara-se para se tornar no jogador com mais jogos alguma vez realizados em Europeus. Lilian Thuram (França) e Edwin Van Der Sar (Holanda) lideram (por agora) a lista com 16 partidas cada. Cristiano Ronaldo está a apenas a dois jogos de igualar duas grandes figuras do futebol europeu.

A avizinharem-se três partidas na fase de grupos contra Islândia, Áustria e Hungria, é expectável que o capitão português alcance, pelo menos, os 17 jogos em Europeus. E com estes 17 jogos, mais um marco: o português vai ficar imortalizado num restrito lote de jogadores que participou durante a carreira em quatro Campeonatos Europeus.

Jogador País Europeus
Lottar Matthaus Alemanha 1980, 1984, 1988, 2000
Aron Winter Holanda 1988, 1992, 1996, 2000
Edwin Van Der Sar Holanda 1996, 2000, 2004, 2008
Peter Schmeichel Dinamarca 1988, 1992, 1996, 2000
Lillian Thuram França 1996, 2000, 2004, 2008
Alessandro Del Piero Itália 1996, 2000, 2004, 2008
Cristiano Ronaldo Portugal 2004, 2008, 2012, 2016 (?)

Por último, o número de golos tem marcado a carreira de Cristiano Ronaldo. Em mais de 700 partidas, o jogador português já alcançou a marca das cinco centenas de golos, sendo no atual momento, o melhor marcador em atividade.

A mira nas balizas francesas

Uma tarefa hercúlea mas o ‘papa-recordes’ vai ter três partidas para suplantar Michel Platini e os nove golos marcados em Europeus.

Cristiano Ronaldo já leva meia-dúzia nos três Europeus em que participou. Grécia, Holanda (por três vezes) e República Checa (por outras duas) já sofreram golos do internacional português e a grande estrela francesa está a três golos de ser igualado.

Em 1984, Platini marcou todos nove golos apenas na competição que também se disputou em França e espera para ver o que Cristiano Ronaldo e Zlatan Ibrahimovic podem fazer, no seu país natal.



Tanto o português como o sueco já levam seis golos, desde que se estrearam no Euro 2004 e tentarão aumentar os respetivos pecúlios goleadores e tornarem-se nos melhores marcadores de sempre em fases finais de Europeus.

Em teoria, é Ronaldo quem tem tudo a favor para conseguir pelo menos quatro golos  durante o Europeu mas como se sabe… favoritismos provam-se dentro das quatro linhas, e Islândia, Áustria e Hungria não vão facilitar a tarefa portuguesa.