Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Foto: Núria Silva

Núria Silva é jogadora profissional de voleibol, representa o KSC Berlim da Alemanha e está, atualmente, ao serviço da seleção portuguesa.

O voleibol cativou-a ainda na escola. Uma professora resolveu convidar os alunos para formarem uma equipa. Só opta definitivamente pelo voleibol quando vai estudar para Sesimbra. Até à decisão final praticou várias modalidades, em particular, o atletismo.

Filha de Arnaldo Silva, antigo jogador do Vitória de Setúbal, e irmã de Edinho, internacional português e atualmente no clube sadino, futebol e voleibol ficaram paritários lá em casa com a opção de Núria Silva. A mãe também foi jogadora de voleibol.

Joga ainda no Sporting de Espinho. Parte depois para Múrcia, em Espanha, onde fica durante durante duas épocas. O Múrcia passa por alguns problemas, fica sem condições para ajudar Núria Silva nos estudos e a solução foi aceitar um convite da Universidade de Hofstra nos Estados Unidos.

Soma licenciaturas e pós-graduações em comunicação, jornalismo, relações públicas, marketing e filosofia. Regressa a Espanha, pela primeira vez é profissional de voleibol, começa em Setembro no CV Haro la Rioja, vários problemas levam-na três meses depois para as austríacas do SVS Post Schewechat, onde se sagra campeã.

Vai jogar na próxima época pelo KSC Berlim da Alemanha. Para já está em estágio com a seleção portuguesa.

No próximo fim de semana Portugal discute a qualificação para o europeu de seniores femininos na Póvoa de Varzim. Dia 16, sexta-feira, Portugal joga com Israel às 19 horas, sábado defronta a Eslováquia às 18 horas e no domingo, também às 18 horas, a adversária é a equipa da Croácia.

Para acompanhar a carreira de Núria Silva poderá fazê-lo em https://www.facebook.com/NuriaLopesdaSilva/?fref=ts ou no sítio na internet da Federação Portuguesa de Voleibol (http://www.fpvoleibol.pt).

pub