Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

A Islândia surpreende no Euro 2016: `bye bye` Inglaterra

por Inês Geraldo - RTP
Islândia festejou triunfo histórico para o seu futebol Reuters

Com o favoritismo todo do seu lado, a Inglaterra voltou a perder numa fase a eliminar de um Europeu. Apesar de ter estado em vantagem com um golo de Wayne Rooney, a organização e eficiência islandesas levaram a que Ragnar Sigurdsson e Sigthorsson marcassem os golos da reviravolta e do triunfo histórico que coloca os nórdicos nos quartos de final do Euro 2016.

A partida começou logo com uma grande penalidade a ser assinalada por Damir Skomina. Halldorsson derruba Sterling dentro da área e o veterano Wayne Rooney não falhou da marca de onze metros. Remate bem colocado e a Inglaterra à frente do marcador logo aos quatro minutos.

Mas quem pensava que os 'Três Leões' estavam a preparar um jogo propício à goleada enganou-se. Dois minutos depois, a Islândia utilizou uma das suas grandes armas: os lançamentos de linha lateral. Num deles, Arnason ganhou à entrada da área e, numa desatenção inglesa, Ragnar Sigurdsson aproveitou para bater Joe Hart.


Foto: Reuters

Sem receio nem temores da seleção favorita, a Islândia não demorou muito até responder ao golo madrugador da Inglaterra.

Os ingleses dominaram a posse de bola durante toda a primeira parte e Dele Alli e Harry Kane tentaram a sua sorte para chegar novamente à vantagem. Ambos os remates levam a força necessária mas o alvo, a baliza de Halldorsson, é falhado por muito pouco.

Até que aos 18 minutos dá-se a grande surpresa da partida. Com excelentes combinações, Kolbeinn Sigthorsson conseguiu ganhar espaço à entrada da área inglesa e rematou para o segundo golo da partida. Joe Hart fica mal na fotografia, já que não consegue suster o remate do avançado do Nantes.


Foto: Reuters

A partir desse momento, viu-se uma Inglaterra a tentar chegar ao empate mas sem grande critério no ataque e com a Islândia organizadíssima na defesa e a atacar com rapidez e muita eficiência.

Kane esteve perto de marcar um dos golos deste Europeu, quando, bem servido por Daniel Sturridge, rematou de primeira para uma enorme defesa de Halldorsson. O guarda-redes islandês redimiu-se do penalti cometido com uma exibição muito fria, a demonstrar calma entre os postes.

Nas tentativas organizadas de ataque da Islândia, Skulasson tentou surpreender e rematou forte do 'meio da rua'. Joe Hart quase que foi surpreendido pelo chuto que saiu ao lado dos seus postes.

Até ao fim da primeira parte, destaque para três lances. Três remates. Dois de Wayne Rooney, ambos para fora, um de Gylfi Sigurdsson, à figura de Joe Hart.


Foto: Reuters

Na segunda metade, a Inglaterra continuou a tentar o empate mas foi sempre a Islândia a criar as situações de maior perigo. Aos 55 minutos, após a marcação de um pontapé de canto, a bola sobrou para Ragnar Sigurdsson que esteve perto de bisar.

O defesa islandês rematou, na pequena área, de pontapé de bicicleta mas o esférico saiu à figura de Joe Hart.

Os ingleses continuaram a tentar mas Dele Alli e Harry Kane nunca acertaram com as redes islandesas.


Foto: Reuters

Até ao fim do tempo regulamentar, Gunnarsson, capitão islandês, foi primorosamente isolado e tentou o terceiro golo da sua seleção. O remate saiu forte mas Joe Hart estava no lugar certo para evitar mais um tento nórdico. Depois desta situação, Arnason subiu à área inglesa e com um cabeceamento perigoso, rematou ao lado.

Apito final de Damir Skomina e surpresa geral. A Islândia eliminou a Inglaterra e qualificou-se para os quartos de final do Euro 2016. A equipa de Lars Lagerback vai defrontar a anfitriã França, no próximo domingo.
A figura do jogo
Ragnar Sigurdsson, o defesa islandês, foi o grande motor para a enorme vitória nórdica. Estava no lugar certo, quando aos seis minutos empatou o jogo após Arnasón ter ganho uma bola aérea à entrada da área inglesa e foi crucial na defesa da sua baliza.


Foto: Reuters

Destaque para um despique com Jamie Vardy, em que dentro da grande área não vacilou e cortou o esférico de forma fantástica, tirando a oportunidade de golo ao avançado do Leicester. Imperial a defender, magistral no ataque. Ragnar Sigurdsson é o homem do jogo.
pub