Classe croata não chega para o acreditar checo

por Inês Geraldo - RTP
Rakitic marcou um golo de grande qualidade sobre Petr Cech Reuters

A Croácia empatou esta sexta-feira a dois golos com a República Checa. Os croatas foram superiores durante toda a partida e tiveram uma vantagem de dois golos mas a saída de Luka Modric levou a uma recuperação estóica por parte dos checos. Um cabeceamento imponente de Skoda e um tento de Necid, na marcação de uma grande penalidade (erro de Domagoj Vida) empataram as incidências em Saint-Etiénne. Divisão de pontos prejudica claramente o trabalho croata mas premeia a fé checa.

Uma primeira parte de campo inclinado. A Croácia foi dominadora do primeiro ao último segundo, tendo muita posse de bola mas sem conseguir criar grandes ocasiões perigo para a baliza de Petr Cech. Aos oito minutos, deu-se o primeiro aviso, Badelj tentou o golo com um remate fora da área, mas a bola saiu ao lado.


Foto: Reuters

Só aos 21 minutos existiu nova oportunidade de verdadeiro perigo, com Mandzukic, após jogada de contra-ataque, ter encontrado Ivan Perisic, que à frente de Petr Cech falhou o esférico. Sempre a dominar as incidências da partida, Rakitic também deu um ar da sua graça quando, após um excelente trabalho individual, fez Petr Cech realizar uma defesa de recurso.

Segundos depois, Plasil perdeu a bola em zona proibida e Perisic transportou o esférico até à área checa e, com oposição da defesa, rematou certeiramente para as redes de Petr Cech. Sem hipóteses para o guarda-redes do Arsenal.


Foto: Reuters

Até ao fim da primeira parte, destaque para dois lances protagonizados por Domagoj Vida. No primeiro, o defesa fez uma falta feia sobre um adversário. Apesar de não ter sida marcada infração, fica a dúvida se seria livre direto ou grande penalidade.

Poucos depois, Vida falhou um remate de primeira na grande área checa, após ter sido chamado à ação na marcação de um livre direto.

No início da segunda metade, Ivan Rakitic deu sinais do que poderia estar para acontecer com um remate desenquadrado fora da grande área e Krejci ainda conseguiu um dos primeiros remates com perigo à baliza de Danijel Subasic. No entanto, a Croácia voltaria a mostrar toda a sua classe.


Foto: Reuters

Nova perda de bola da República Checa, Brozovic recupera o esférico e encontra Rakitic isolado que, com toda a classe do mundo, picou a bola sobre Petr Cech e fez o 2-0 para a Croácia. Grande festa nas bancadas e jogadores a dedicarem o acontecimento a Darijo Srna.

A partida continuou a ter marca croata (já com Modric no banco, saído por lesão) e Mandzukic e Rakitic tentaram o 3-0. Ambos os remates saíram por cima da baliza de Petr Cech.

Foi então que surgiu o primeiro golo da República Checa. Grande trabalho de Tomas Rosicky que cruzou com classe para o cabeceamento imponente de Milan Skoda, entrado minutos antes na partida. Resultado reduzido e 15 minutos infernais por jogar.


Foto: Reuters

A Croácia continuou a apostar no ataque e esteve muito perto do golo por duas vezes. Brozovic bem tentou o terceiro golo mas os defesas checos foram implacáveis na marcação.

E eis que um golpe de teatro aconteceu em Saint-Etiénne. Domagoj Vida cometeu grande penalidade a poucos minutos do fim e Mark Clattenburg não teve dúvidas em marcar o castigo máximo. Necid também não teve dúvidas em fuzilar Subasic e empatar o jogo.

Tarde ingrata para os croatas que viram um dos seus trair o grande trabalho de jogadores como Rakitic, Perisic ou Brozovic. Para a República Checa conta-se um ponto, justo, pois apesar de ter sido dominada nunca baixou os braços em campo.
A figura do jogo
Muitas podiam ser as escolhas mas a distinção recai para Marcelo Brozovic. Parece ter estado em todas as partes do campo e foi importante nos dois golos croatas. Defendeu, recuperou muitas bolas, distribuiu o esférico pelos colegas e ele próprio tentou finalizar. Sem sorte.


Foto: Reuters

Perisic e Rakitic também mostraram rasgos de genialidade mas a Croácia ficou sem chama a partir do momento em que Modric saiu de campo. A República Checa acreditou e Skoda e Necid ainda conseguiram resgatar um ponto para o seu país.
pub