Demasiado Ivan Perisic para a bicampeã europeia

por Inês Geraldo - RTP
Perisic festeja o golo da vitória croata Reuters

Numa grande partida de futebol, a Espanha até começou melhor mas viu a Croácia a vencer nos últimos minutos com um pontapé indefensável de Ivan Perisic. Um remate que colocou a seleção de Ante Cacic no primeiro lugar do Grupo D, com sete pontos averbados em nove possíveis.

O jogo até começou com toada espanhola. 'La Roja', logo aos sete minutos, teve no 'mago' David Silva um passe de ruptura fantástico que isolou Césc Fábregas. O jogador do Chelsea rematou por cima de Subasic e Álvaro Morata, à boca da baliza, confirmou o esférico no fundo das redes croatas.

Entrada muito forte dos espanhóis que iniciaram a partida tranquilos, a circular a bola com muita calma e a chegar à baliza adversária com facilidade. Dois minutos depois do golo madrugador, Nolito tentou o 2-0 mas o remate do antigo jogador do Benfica saiu ao lado da baliza adversária.


Foto: Reuters

A Croácia não temeu o poderio espanhol e mostrou estar em campo pronta para lutar de igual para igual com a bicampeã europeia.

O primeiro sinal de perigo veio dos pés de Kalinic, que esbarrou em De Gea na baliza espanhola, com um grande remate de fora da área. Perisic também tentou o golo do empate mas, de cabeça, falhou o alvo, aos 13 minutos de jogo.

Nem um minuto volvido, e De Gea cometeu um grande erro na sua grande área. Pressionado por um adversário, o guarda-redes espanhol perdeu o esférico que sobrou para Ivan Rakitic. O jogador do Barcelona tentou um remate em chapéu e acertou na trave e no poste da baliza de 'La Roja'. Má sorte para os croatas que estiveram perto do empate.


Foto: Reuters

O jogo estava bom, com a Espanha a dominar mas a ter resposta croata dentro de campo que. A Croácia, a meio da primeira parte, já merecia o tento do empate.

David Silva continuou a mostrar a sua qualidade em campo e tentou, também ele, fora da área, o golo. Subasic defendeu com dificuldade a finalização do jogador do Manchester City mas conseguiu manter o perigo afastado da sua baliza. A Espanha continuou a forçar o jogo atacante e novamente Silva descobriu Nolito que rematou ao lado dos postes croatas.

Até ao fim da primeira parte, a Croácia entrou em ação e continuou a forçar o ataque para conseguir empatar as incidências do jogo mas Badelj e Perisic não acertaram com a baliza de David De Gea.

Até que, aos 45 minutos, um grande trabalho individual de Ivan Perisic permitiu encontrar, com um cruzamento milimétrico, Kalinic que, antecipando-se a Sergio Ramos, teve apenas de encostar a bola para o fundo das redes espanholas. Empate justo para os croatas que viram premiado o seu trabalho em campo.


Foto: Reuters

No início da segunda metade, foi a Espanha a entrar em campo forte e a pressionar o adversário. Juanfran, uma vez mais assistido por David Silva, chutou forte mas por cima da baliza de Danijel Subasic. Logo depois, Álvaro Morata tentou bisar na partida mas o avançado espanhol, que está de regresso ao Real Madrid, não correspondeu ao passe de Jordi Alba.

Apesar da pressão espanhola, a Croácia nunca se desintegrou e continuou a mostrar bom futebol. Perto da hora de jogo, Srna percorreu o corredor direito e cruzou largo para a área espanhola. De Gea fez uma defesa incompleta e o esférico sobrou para Rakitic que, ao rematar, teve a mancha perfeita do guardião do Manchester United. No seguimento da jogada, Pjaca tentou o golo de pontapé de bicicleta mas não acertou com os postes espanhóis.

A partida continuou frenética e os croatas queixaram-se de um lance polémico dentro da área espanhola. Marko Pjaca parece ser derrubado por Sergio Ramos mas o árbitro nada marca. O mesmo Sergio Ramos subiu até á área croata minutos depois e esteve perto do 2-1, após a marcação de um pontapé de canto. O cabeceamento passou perto da baliza de Subasic.


Foto: Reuters

E se o penálti não foi assinalado na área espanhola, acabaria mesmo por acontecer na área croata. O árbitro da partida, Bjorn Kuipers, não teve dúvidas em marcar falta de Vrsaljko sobre David Silva. O contacto existe entre ambos os jogadores mas a falta marcada pelo árbitro holandês parece forçada.

Sergio Ramos foi chamado a marcar o castigo máximo mas Danijel Subasic foi superior ao defesa do Real Madrid, defendendo a grande penalidade, rematada para o meio da baliza.

Até ao fim do jogo, a Espanha tentou gerir o empate para carimbar o apuramento no primeiro lugar mas esqueceu-se de Kalinic e, especialmente, de Ivan Perisic.


Foto: Reuters

Num rápido contra-ataque croata, Kalinic transportou o esférico pelo meio-campo espanhol e encontrou Perisic. O jogador do Inter de Milão, descaído do lado esquerdo da área espanhola, disferiu um remate fulminante para o fundo das redes de David De Gea. Vantagem para a Croácia, que lutou de igual para igual com a bicampeã Espanha e venceu o Grupo D com sete pontos, mais um que 'La Roja', de Vicente Del Bosque.
A figura do jogo
Ivan Perisic. Que jogo do homem do Inter de Milão. Foi incansável na ajuda defensiva e muito assertivo no ataque. Faz parte da história do jogo, por ser parte fulcral dos dois golos croatas.


Foto: Reuters

No primeiro descobriu Kalinic sozinho na área espanhola com um cruzamento milimétrico, após um bom trabalho no fundo do corredor esquerdo do seu ataque. E depois de uma assistência, a sua velocidade foi um autêntico pesadelo para Sergio Ramos, que perdeu vários duelos individuais para o croata.

No fim do jogo, soube acompanhar Kalinic, colega que assistiu, e assistido pelo marcador do primeiro golo, foi o próprio Perisic a rematar de forma certeira para o 2-1, dando-se a reviravolta no marcador frente à Espanha. Um grande golo que valeu o primeiro lugar do Grupo D e premiou um futebol positivo, de defesa eficaz e ataque apoiado em grandes individualidades.
pub