Equilíbrio a mais? Não faz mal, Quaresma resolve

por Inês Geraldo - RTP
Ricardo Quaresma festejou o golo do apuramento Reuters

Numa partida em que Portugal e Croácia se respeitaram mutuamente, foi só no prolongamento que a seleção portuguesa conseguiu chegar à primeira vitória neste Euro 2016. Ricardo Quaresma saiu do banco para colocar a equipa das quinas nos quartos de final do campeonato europeu.

Um jogo muito equilibrado em que as duas seleções que entraram em campo e se respeitaram muito. Os primeiros 25 minutos não viram qualquer remate a uma das balizas tal o confronto entre os dois meio-campos.

De um lado Luka Modric e Milan Badelj, do outro William Carvalho, Adrien e João Mário. Duelo de titãs que culminou num grande equilíbrio entre as equipas.

Só as 24 minutos, um livre marcado por Raphael Guerreiro foi correspondido por Pepe, que se superiorizou a Domagoj Vida. No entanto, o jogador do Real Madrid estava em fora-de-jogo e rematou por cima da baliza de Danijel Subasic.


Foto: Reuters

A primeira parte continuou até ao intervalo com um grande equilíbrio, equipas a respeitarem-se e apenas dois remates de Perisic e Mandzukic, que não acertaram nos postes de Rui Patrício.

A segunda metade começou com um ascendente croata, que viu em Brozovic o primeiro sinal de perigo. Num pontapé de canto batido rapidamente, a seleção portuguesa esteve desatenta e o jogador do Inter de Milão tentou o remate de primeira que saiu por cima.

As tentativas continuaram a ser parcas entre duas seleções muito iguais e só aos 62 minutos, Domagoj Vida subiu à área portuguesa e cabeceou com muito perigo. Rui Patrício viu o esférico a passar muito perto da sua baliza.

No minuto seguinte, lance polémico na área croata. Nani foi chamado à ação e com a marcação do croata Strinic, o jogador do Fenerbahçe foi pontapeado. Velasco Carballo não assinalou nada.


Foto: Reuters

Até ao fim da partida os lances de perigo foram praticamente inexistentes e o prolongamento sucedeu-se. Mais 30 minutos de jogo.

No segundo tempo extra deste sábado (depois da Suíça-Polónia), Kalinic tentou a sua sorte depois de uma intercepção falhada de José Fonte. O remate saiu muito ao lado da baliza de Rui Patrício. Aos 100 minutos, Brozovic voltou a tentar mas o resultado foi o mesmo: muito longe da baliza portuguesa.

Já na segunda parte do prolongamento, calafrio para as hostes portuguesas. Num potapé de canto, Rui Patrício parece ser rasteirado por Kalinic e a baliza fica vazia. Por sorte, Domagoj Vida cabeceia para fora.

Até que aos 117 minutos aparece o momento do jogo. Depois de um cabeceamento croata ao poste da baliza de Rui Patrício, Portugal aposta no contra-ataque. Cristiano Ronaldo recupera a bola, encontra Renato Sanches que, possante, transporta o esférico até à entrada da área croata e solicita Nani.


Foto: Reuters

O jogador do Fenerbahçe fez um cruzamento primoroso a rasgar a defesa croata, que foi correspondido com um remate de Cristiano Ronaldo. Subasic fez uma grande defesa ao primeiro remate de CR7 no jogo mas o esférico sobrou para Ricardo Quaresma, que de baliza aberta, cabeceou para levar Portugal aos quartos de final do Euro 2016.

Festa incrível dos portugueses em Lens que festejaram com a equipa o golo do apuramento.

Com três minutos por jogar, Portugal ainda passou por um calafrio, quando Vida tentou o remate acrobático que ainda arrancou tinta do poste da baliza de Rui Patrício.


Foto: Reuters

Depois de três empates, uma vitória, e logo quando ela interessava. Quando todos apostavam na vitória croata em Lens, Portugal deu um pontapé na 'crise' e qualificou-se novamente para os quartos de final de Europeu.
A figura do jogo
Renato Sanches. O jogador do Bayern de Munique transfigurou a equipa logo depois do intervalo. André Gomes não rendeu e Renato foi primoroso a recuperar bolas, a segurar esférico, a transportá-lo, tal como aconteceu no golo português.


Foto: Reuters

Uma correria de metros, que acabaria com a colaboração de Nani e Cristiano Ronaldo e o golo vitorioso de Ricardo Quaresma.

Menção ainda para a exibição de Pepe na defesa, William Carvalho no meio-campo e o virtuosismo de João Mário. Nani lutou muito e fez um passe fantástico para Cristiano Ronaldo no lance do golo português, naquela que foi a partida número cem pela seleção portuguesa.
pub