Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Estreante Albânia faz História no Euro2016

por RTP
A festa albanesa depois do jogo com a Roménia Foto: Reuters/Robert Pratta

A Albânia foi melhor do que a favorita Roménia no duelo pelo terceiro lugar do grupo A do Euro2016 de futebol e fica a fazer contas aos resultados dos outros grupos para saber se continua em prova.

Com o 'nulo' de França e Suíça em Lille a persistir, foi ficando claro que a vitória em Lyon só tinha o terceiro lugar do Grupo A em jogo e aí a Albânia voltou a fazer História, com o primeiro golo (Sadiku, 44') e a primeira vitória em fases finais de um Europeu.

A exemplo do que já acontecera ante a França (derrota por 2-1), a Roménia não teve a sorte pelo seu lado e viu os 'ferros' da baliza albanesa devolverem um remate de Florin Andone, aos 76 minutos.

A Roménia dominou o jogo, com mais posse de bola e remates, enquanto que a Albânia teve o mérito de ser mais eficaz, cedendo o meio campo ao adversário e tentando construir o golo necessário, para depois o defender.

O golo albanês já poderia ter aparecido aos 23 minutos, quando Sadiku fez um centro perfeito e ao segundo poste Lenjani falha clamorosamente a concretização, embora se encontrasse em posição de fora de jogo.

Aos 44 minutos, o golo aconteceu mesmo, com uma jogada que não foi muito diferente, agora com Mamushaj a protagonizar o centro e ao segundo poste Sadiku a bater de cabeça Tatarusanu.

Mais agressivos nos duelos a meio campo, os albaneses justficavam a vantagem, depois de uma entrada forte no jogo da Roménia, mas sem consequências.

Na segunda parte, depois do susto que foi o remate de Andone, a Albânia teve tudo para matar o jogo aos 86 minutos, só que, na sequência de um canto, Mavraj não desviou totalmente bem o que tinha tudo para ser golo.

A aventura da Albânia neste Euro vai continuando, pelo menos mais alguns dias, e agora há que esperar que nos outros cinco grupos haja pelo menos duas equipas que façam pior do que 3 pontos, ou em caso de igualdade pior que 1-3 na diferença de golos.

(com Lusa)
pub