Génio de Dimitri Payet abre a festa do Euro2016

por Inês Geraldo - RTP
Payet levou a França a uma vitória complicada frente à Roménia EPA

A França e a Roménia abriram esta sexta-feira as hostilidades do Campeonato Europeu de 2016, em Paris, num lotado Stade de France. Numa partida que primou durante muito tempo pelo equilíbrio nas equipas que estiveram presentes em campo, foram a maestria e genialidade de Dimitri Payet que desbloquearam um triunfo importante da equipa gaulesa no início do Euro2016.

Antes do apito inicial, David Guetta comandou a cerimónia de abertura. Logo de seguida, França e Roménia deram o pontapé de saída do Euro2016, no Stade de France. Os primeiros minutos de jogo trouxeram mais posse de bola para a equipa da casa, mas a Roménia, bem organizada na defesa, apostou na pressão forte para tentar atacar a baliza de Lloris.


Foto: Reuters

E o primeiro lance de perigo veio por parte dos visitantes. Após a marcação de um canto, Bogdan Stancu teve nos pés o primeiro golo da partida mas rematou, à queima-roupa, contra Hugo Lloris que defendeu o primeiro golo do Europeu de 2016.

A Roménia, no seguimento da jogada, tentou chegar ao golo, mas a defesa francesa limpou o lance. Poucos minutos depois, Antoine Griezmann aproveitou um corte defeituoso da defesa da Roménia e cabeceou com estrondo ao poste da baliza de Tatarusanu.

Com 30 minutos iniciais equilibrados, a França, levada pelos seus adeptos, começou a dominar as incidências da partida e Griezmann, novamente ele, rematou forte a cruzamento de Dimitri Payet para fora.


Foto: EPA

Aliás, o médio do West Ham esteve intratável durante toda a partida, com grandes arrancadas, pormenores técnicos acima da média e capacidade de cruzamento que criou grande parte das oportunidades de perigo dos gauleses.

Antes do fim da primeira metade, destaque apenas para um cabeceamento perigoso de Olivier Giroud, após canto batido por Dimitri Payet.

O início da segunda parte trouxe uma Roménia atrevida, com posse de bola no meio-campo e foi nessa altura que Stanciu encontrou de forma magistral Stancu, que, depois de receber com o peito, rematou de primeira ao lado da baliza de Lloris.

A França voltou a igualar as circunstâncias e foi nessa altura que o génio de Payet levou a equipa francesa a marcar o primeiro golo do jogo e do Euro2016. Giroud cabeceou para o fundo das redes de Tatarusanu, que não se encontra isento de culpas, já que o guardião romeno teve uma saída em falso que permitiu ao avançado do Arsenal marcar pela primeira vez na noite.

Antes, Payet protagonizou uma jogada de génio, ao deixar para trás vários adversários romenos e, contemporizando, arrancou um cruzamento milimétrico para Pogba, o médio da Juventus rematou forte para grande defesa de Ciprian Tatarusanu.


Foto: EPA

Com o Stade de France ao rubro pela vantagem na partida, a Roménia tentou responder de imediato e foi aos 65 minutos de jogo que Patrice Evra, imprudente, fez falta sobre Stanciu, e Viktor Kassai não teve dúvidas em marcar o castigo máximo.

À terceira foi de vez, e Bogdan Stancu igualou a partida. A França tentou pegar no jogo e chegar ao golo da vantagem, mas a Roménia foi defendendo com eficácia até que o inevitável Dimitri Payet apareceu no jogo.

Num lance próprio dos génios, o médio do West Ham United, descaído pela direita, encheu o pé e, num remate fulminante, bateu Tatarusanu pela segunda vez na partida. Um golaço de um dos melhores jogadores da época europeia.

Nos últimos minutos, a França fechou todos os caminhos da baliza de Lloris e a turma liderada por Didier Deschamps averbou os primeiros três pontos da prova.
O homem do jogo
Sem a menor dúvida, Dimitri Payet. O jogador do West Ham foi o único a mostrar raça e criatividade num meio-campo francês que primou por desaparecimentos esporádicos durante toda a partida.


Foto: EPA

Corridas desenfreadas, capacidade de recuperação do esférico no meio-campo defensivo, transporte de esférico para as laterais, cruzamentos milimétricos e remates galáticos.

Foi Payet quem encontrou Olivier Giroud para o primeiro golo da partida e o médio de 29 anos rematou de forma fulminante para o fundo das redes de Tatarusanu, que viu, impotente, o esférico a beijar as suas redes.

Menção para a partida de Bogdan Stancu. O avançado romeno deu que fazer aos defesas franceses e a Hugo Lloris. Imperial na marcação da grande penalidade.
pub