Golaço de Eric Dier insuficiente para triunfar sobre a Rússia

por Inês Geraldo - RTP
Eric Dier rematou de forma perfeita para o golo da Inglaterra Reuters

Inglaterra e Rússia empataram este sábado a um golo no Euro2016, com um grande tento de Eric Dier, antigo jogador do Sporting, e de Vasili Berezutski, já em tempo de descontos. Numa partida dominada pelos ingleses, a equipa de Roy Hodgson não conseguiu acompanhar o País de Gales na liderança do Grupo B.

Após a apresentação das equipas e dos hinos cantados, o estádio Vélodrome recebeu mais uma partida de futebol. Hodgson apresentou uma equipa com Lallana, Sterling e Kane na frente de ataque, deixando Jamie Vardy no banco. O veterano Wayne Rooney jogou no meio-campo, juntamente com Dele Alli e Eric Dier.

Os 'Três Leões' mediram forças com a Rússia, de Slutsky, e mostraram logo de início estarem em França para vencerem, desde logo, a primeira partida.

Dele Alli foi o primeiro a dar sinais de perigo, ao tentar, logo as três minutos, alvejar a baliza de Igor Akinfeev mas sem sucesso. Os lances da equipa inglesa no meio-campo russo sucederam-se durante vários minutos e Lallana, após trabalho de Kyle Walker, testou os reflexos de Akinfeev.

REUTERS
Foto: Reuters

Apesar do domínio, os lances de perigo da Inglaterra eram poucos e os russos tentavam aproveitar a velocidade dos seus atacantes para chegar à baliza contrária. No entanto, o primeiro lance de registo por parte da Rússia só chegou aos 16 minutos, com um cabeceamento de Ignashevich para defesa fácil de Joe Hart.

Até ao fim da primeira parte, a turma de Slutsky não mais voltou a incomodar Hart e os dianteiros ingleses mostraram igual desinspiração na frente. Lallana (falhanço incrível), Kane e Rooney não conseguiram encontrar o caminho do golo, muito por culpa de Akinfeev, e a igualdade a zero pautou o fim da primeira metade.

No segundo tempo, a Rússia entrou mais atrevida mas os lances de maior perigo continuaram a ser dos britânicos.

Wayne Rooney tentou o golo de livre direto, sem efeito, e Eric Dier entrou em cena. Ao tentar um corte num pontapé de canto, o antigo jogador do Sporting quase que colocou o esférico na própria baliza, valendo a grande defesa de Joe Hart. Minutos depois, Smolov ainda assustou o guarda-redes do Manchester City, mas a bola passou ao lado.

REUTERS
Foto: Reuters

Do outro lado do campo, Akinfeev voltou a estar em destaque ao negar um golo a Rooney, mas o guardião russo nada poderia fazer no que aconteceu dois minutos depois. Num livre direto perigoso, Eric Dier redimiu-se do erro que cometeu minutos antes e bateu de forma irrepreensível um livre direto à entrada da área da seleção russa.

Um golo a zero para os ingleses e os adeptos ingleses ao rubro no Vélodrome.

Com um quarto de hora para jogar, Slutsky, selecionador russo, lançou a experiência de Shirokov em campo, na tentativa de alcançar um empate que acabou mesmo por chegar. Quando os russos pareciam prestes a averbar a primeira derrota no Euro, Vasili Berezutski saltou mais alto que toda a defesa da Inglaterra e bateu Joe Hart para o golo da igualdade.


Foto: Reuters

Sem mais tempo para jogar, Nicola Rizzoli deu por terminado mais 90 minutos de futebol. neste Europeu.

A figura do jogo


Pelo que fez durante a partida, Igor Akinfeev é o melhor jogador da partida. O guarda-redes russo defendeu tudo o que conseguiu defender, com destaque óbvio para as defesas apertadas a remates de Adam Lallana e Wayne Rooney, especialmente na segunda parte, num gesto fantástico que desviou o esférico para a trave.

O livre de Eric Dier era indefensável para o guardião do CSKA Moscovo, que ainda fez valer as suas credenciais para a seleção russa acabar a partida com um ponto.


Foto: Reuters

No entanto, Eric Dier é também um dos destaques do jogo. Numa equipa inglesa algo desinspirada, o antigo jogador do Sporting mostrou sempre grande compostura no meio-campo e marcou um grande golo, de livre direto, que, para mal da Inglaterra, não valeu o triunfo
pub