Islândia estóica soube como gelar Portugal

por Inês Geraldo - RTP
Bjarnason é um islandês histórico Reuters

Numa partida em que foi superior, a seleção portuguesa não soube materializar a vantagem teórica em golos e viu uns históricos e estóicos islandeses empatarem e roubarem dois pontos à equipas das quinas, que inicia o Euro 2016 com um passo em falso. Vitórias contra Áustria e Hungria precisam-se.

Numa partida em que Portugal apadrinhou a estreia da Islândia em fases finais de Europeus, foram os islandeses quem começaram melhor a partida, com a referência Gylfi Sigurdsson a testar os reflexos e Rui Patrício, que realizou uma grande defesa a remate forte do islandês.

Apesar de uma equipa da Islândia aguerrida, Portugal começou a impor o seu jogo e as oportunidades começaram a amealhar-se para os portugueses. Vieirinha testou os reflexos de Halldorsson com um grande remate de fora de área, mas foi aos 21 minutos que esteve perto de se gritar golo pela primeira vez.


Foto: Reuters

Um grande trabalho individual de Cristiano Ronaldo levou a um cruzamento milimétrico que Nani cabeceou para uma grande defesa de Halldorsson. Cristiano Ronaldo continuou a tentar mas foi Nani que encontrou o fundo das redes islandeses.

Depois de uma grande triangulação entre André Gomes e Vierinha, o jogador do Valência cruzou para o remate de Nani que se antecipou à defesa islandesa e deu o primeiro motivo de alegria aos portugueses presentes em Saint-Etiénne.


Foto: Reuters

Portugal continuou a comandar as incidências da partida e até ao fim da primeira parte foi apenas João Moutinho quem rematou com algum perigo.

No início da segunda metade, balde de água fria para Portugal. Depois de Ronaldo voltar a falhar um remate, numa jogada de ataque islandesa Gudmundsson encontrou Birkir Bjarnason que, sozinho, encostou o esférico para o fundo da baliza de Rui Patrício.

Golo histórico, já que Bjarnason conseguiu o primeiro golo da Islândia em fases finais de Europeus.


Foto: Reuters

A partir do golo do empate, os islandeses mostraram-se confortáveis a defender e clínicos a atacar e foi Halldorsson quem vestiu a pele de herói. André Gomes, Raphael Guerreiro, Cristiano Ronaldo e Pepe bem que tentaram mas o guardião islandês manteve a baliza inviolável.

Assim, Portugal desilude ao perder dois pontos com a estreante Islândia, podendo culpar-se a si próprio por não ter marcado mais golos e ter averbado os três pontos que se impunham. Mérito para a Islândia de Lars Lagerback que soube acreditar que a sua preserverança poderia dar frutos.
A figura do jogo
Hannes Halldorsson. Grande jogo do guarda-redes islandês. Evitar golos de Nani, Cristiano Ronaldo, André Gomes e Raphael Guerreiro não é fácil e o guardião islandês soube dar conta do recado.


Foto: Reuters

Sem muito poder fazer no golo português, é nele que a segurança defensiva islandesa segurou um ponto precioso na estreia da Islândia em Europeus.

Apesar do empate frente à Islândia, o país parou para ver a bola rolar. Adeptos por todo o país e também no estádio estiveram ao lado da seleção nacional no arranque da participação portuguesa no Euro 2016.

pub