Moutinho: "Não somos favoritos mas queremos ganhar o Europeu"

por Mário Aleixo - RTP
João Moutinho realista espera pelo início do Europeu para ver o desempenho da seleção nacional Lusa

A seleção está unida, é forte e tem a ambição de ganhar o Europeu, revelou João Moutinho, na manhã desta terça-feira, na Cidade do Futebol.

"É um sonho e uma ambição que temos e podemos concretizar", sublinhou João Moutinho em relação à hipótese de Portugal poder conquistar o título europeu e acrescentou o que é preciso para confirmar esse desejo: "Encarar o trabalho com o máximo de seriedade e concentração".



João Moutinho enalteceu a capacidade dos novos talentos e disse ver João Mário e Renato Sanches como revelações do Europeu.

O médio nacional realçou o valor dos jovens valores da seleção portugueses nomeadamente João Mário e Renato Sanches e manifestou a esperança de que os dois médios sejam revelações na seleção nacional já no Europeu de França.

Um dos mais experientes jogadores da equipa das quinas frisou, em conversa com os elementos da comunicação social antes do treino matinal esta terça-feira, que os dois jogadores: "Têm tido ambos uma evolução extraordinária, estão aqui para ajudar a atingir os objetivos que traçámos. São dois grandes jogadores, como todos os outros. Espero que nos possam ajudar e nós a eles para trazer vitórias para Portugal, isso é o mais importante".



Sobre a hipótese de poder ser uma vantagem jogar em França com o apoio de uma extensa comunidade portuguesa frisou: "Quem lá joga como eu sabe que se pode contar com o carinho deles e sabemos que iremos continuar a senti-lo".

O jogador do Mónaco sofreu várias lesões na época que está a terminar mas mostrou-se convicto de que estará em pleno quando começar o Europeu.

Ainda sobre as lesões revelou a sua convicção: "Pensei sempre em recuperar para ajudar o meu clube e estar bem para ser um dos selecionáveis. As semanas que antecedem o Europeu servem para ir melhorando as mazelas, as dores e a forma física", especificou.



A propósito da existência na seleção de um bloco de meio-campo forte da equipa do Sporting João Moutinho desvaloriza a questão dos clubes e enaltece a opinião de grupo.

Treino matinal com 15 jogadores

O guarda-redes Anthony Lopes, do Lyon, participou no treino matinal da seleção portuguesa, na Cidade do Futebol, em Oeiras, depois de ter falhado o arranque da preparação para o Euro2016.

O guardião era um dos jogadores que estava programado para participar no primeiro dia de trabalhos, na segunda-feira, mas as dificuldades nas ligações aéreas entre França e Portugal impediram-no de marcar presença no arranque da preparação.

Desta forma, o selecionador Fernando Santos contou com 15 atletas no primeiro de dois aprontos marcados para hoje, sendo que, nos primeiros 15 minutos abertos à comunicação social, todos os jogadores treinaram sem limitações.

O treino foi antecedido da realização de um controlo antidoping.

Já o segundo treino realiza-se durante a tarde, em hora que não foi divulgada.

Na quarta-feira está prevista a chegada de Renato Sanches, do Benfica, enquanto Vieirinha (Wolfsburgo), Rafa (Sporting de Braga) e Danilo (FC Porto) apresentam-se até final da semana.



pub