Nainggolan coloca Suécia fora do Euro à `bomba`

por Inês Geraldo - RTP
Nainggolan no momento em que marcou o golo da vitória belga Reuters

Partida mexida entre Bélgica e Suécia acabou com a vitória da equipa de Marc Wilmots, com um golo de Radja Nainggolan nos últimos minutos da partida e consequente qualificação para a próxima fase. A Suécia, de Zlatan Ibrahimovic, acabou por realizar apenas um ponto em três partidas e regressa a casa, vendo a República da Irlanda qualificar-se para os oitavos de final do Euro 2016.

O jogo começou com a Bélgica a tentar pegar no controlo das incidências, com um remate madrugador de Axel Witsel, que não conseguiu acertar com a baliza de Isaksson.

Volvidos dois minutos, Marcus Berg tentou bater Thibaut Courtois pela primeira vez na noite, mas o guardião belga correspondeu com uma grande defesa. O lance surge na sequência de um livre direto marcado por Kim Kallstrom.


Foto: Reuters

Romelu Lukaku lutou durante toda a partida para conseguir chegar ao seu terceiro golo na competição mas o primeiro remate que realizou durante o jogo, foi desviado por Isaksson para a linha de fundo. Só aos 23 minutos se registou um lance digno de algum perigo, com Sebastian Larsson a rematar por cima da baliza de Courtois.

Aos 25 minutos de jogo, Eden Hazard ligou o 'acelerador' e passou por várias unidades suecas, deixando o esférico para Kevin De Bruyne, que à entrada da área rematou à figura de Isaksson. Um minuto depois, foi a vez de Zlatan Ibrahimovic (último jogo pela seleção sueca) entrar em ação, no entanto, o remate do capitão sueco passou ao lado dos postes belgas.

Até ao fim da primeira parte, destaque apenas para um lance muito perigoso da Bélgica, que, pelo corredor esquerdo do ataque, viu De Bruyne cruzar para a pequena área sueca. Meunier ainda consegue o cabeceamento que passa a milímetros do poste da baliza sueca.


Foto: Reuters

Na segunda metade, a partida começou logo com a ação de Ibrahimovic que cabeceou o esférico por cima da baliza de Courtois. Ekdal continuou a tentar o tento nórdico sueco mas a bola passou ao lado dos postes belgas.

De Bruyne e Lukaku continuaram a tentar a meia-distância para chegar à baliza de Isaksson mas o guardião sueco opôs-se (com classe) às tentativas dos craques belgas em chegar ao golo.


Foto: Reuters

Do outro lado do campo, Courtois teve de se aplicar a livre direto de Ibrahimovic e Romelu Lukaku voltou a ser protagonista. Num excelente movimento à meia volta, à entrada da área sueca, o avançado da Bélgica rematou forte mas por cima do alvo. Isaksson voltou a ser chamado ao jogo, quando Mertens, aos 80 minutos, esteve perto de inaugurar o marcador.

E, aos 82 minutos, os suecos estiveram muito perto de gritar golo. Granqvist cabeceou com muito perigo, Courtois estava batido mas Kevin De Bruyne, qual defesa, cortou o esférico em cima da linha de baliza.


Foto: Reuters

Dois minutos depois, o momento do jogo. Radja Nainggolan recebe a bola à entrada da área da Suécia e a aplica um remate fortíssimo sem hipóteses para Isaksson. O guardião sueco bem se estirou mas o remate arqueado acabou mesmo por beijar as redes da baliza sueca.

A Suécia entregou-se à derrota e no último lance do jogo, De Bruyne voltou a tentar o remate fora da área, mas sem sucesso.
A figura do jogo
Radja Nainggolan. Não pela enorme exibição mas pelo grande golo que marcou. Valeu três pontos à Bélgica e a qualificação da equipa de Marc Wilmots para a próxima fase.


Foto: Reuters

Menção para as exibições de Eden Hazard, Kevin de Bruyne e Romelu Lukaku. O jogador do Chelsea soube utilizar a sua velocidade e virtuosismo para criar perigo, De Bruyne foi sempre assertivo nos passes e cruzamentos e Lukaku lutou muito com a defesa sueca para tentar o golo.

pub