Portugal mais perto da final do Euro2016

por Mário Aleixo - RTP
A seleção de Portugal venceu a Polónia e corre para as meias-finais do Euro2016 Epa-Oliver Heiken-Editorial-Use-Only

Uma defesa e cinco golos de penálti colocaram a seleção de Portugal nas meias-finais do Europeu, de França, ao vencer a Polónia por 5-3 no desempate por grandes penalidades.

No Estádio Vélodrome, em Marselha, Rui Patrício defendeu o penálti de Blaszczykowski enquanto Ronaldo, Renato Sanches, Moutinho, Nani e Quaresma marcaram as grandes penalidades de Portugal.

No tempo regulamentar de jogo Lewandowski tinha colocado a Polónia na frente, logo aos dois minutos, mas Renato Sanches, com o seu primeiro golo com a camisola de Portugal, refez, aos 33, a igualdade, resultado que se manteve durante o resto do tempo regulamentar e no prolongamento.

A seleção lusa chega pela quinta vez às meias-finais de um Campeonato da Europa, desta feita sem ter vencido qualquer jogo durante os 90 minutos, nem perdido, numa altura em que Fernando Santos contínua imbatível em jogos oficiais. Leva 12 jogos sem perder.

William Carvalho é baixa certa para as meias-finais

O médio William Carvalho é baixa certa para o encontro de quarta-feira das meias-finais do Euro2016, frente a País de Gales ou Bélgica, depois de hoje ter acumulado o segundo amarelo na prova, frente à Polónia.

O jogador foi admoestado já no prolongamento, aos 96 minutos, depois de ter visto o amarelo no encontro dos oitavos de final, face à Croácia, então aos 78.

Com dois amarelos, William Carvalho cumpre, automaticamente, um jogo de suspensão.

Face aos polacos Adrien Silva também viu o cartão amarelo, mas não somava nenhum.

Protagonistas exultam com o triunfo

Após o jogo os futebolistas da seleção portuguesa (Cristiano Ronaldo, Rui Patrício, Ricardo Quaresma, Renato Sanches, João Moutinho e Nani) bem como o treinador Fernando Santos, cada um à sua maneira expressavam felicidade pela vitória alcançada.

Cristiano Ronaldo, capitão de Portugal, falava de um objetivo cumprido: "Portugal está na semi-final, o objetivo foi cumprido, a equipa está toda de parabéns, os treinadores, o 'staff', Portugal, as pessoas que nos apoiaram aqui em França, mas também em Portugal. Foi uma noite inesquecível. Desta vez ganhámos nos penáltis, marcámos melhor".



Sobre o adversário possível nas meias-finais CR7 considerou que "venha o diabo e escolha. São duas equipas que vão jogar os 'quartos' e estão bem. O País de Gales tem surpreendido no torneio, tal como a Islândia, enquanto a Bélgica tem mostrado, nos últimos anos, que é uma excelente equipa".

Rui Patrício, guarda-redes da equipa das quinas, denotava a felicidade do grupo: "Nos penáltis, cada uma tem a sua estratégia. Tentámos dar o nosso melhor. O mais importante é termos conseguido a meia-final. É um prémio para o trabalho de todo o grupo".



Ricardo Quaresma, avançado da seleção cosiderou que a equipa está no caminho certo: "Para sermos campeões temos de ter sorte. Sempre disse que isto não é como começa, é como acaba. Não começámos da melhor maneira, mas agora estamos a caminhar da melhor maneira".



Renato Sanches foi considerado o homem do jogo e estava feliz por isso e pela vitória: "Temos agora um grande desafio. Temos de trabalhar e jogar da mesma maneira no próximo jogo, o importante é ganhar. Estamos cada vez mais perto do nosso objetivo, no início muitos pensavam que não era possível. O 'mister' disse-me para assumir o jogo à vontade, fiz aquilo que o 'mister' me pediu. Já estava a precisar de um golo, foi um momento muito especial. Acho que chegou em boa altura".



O médio João Moutinho (jogador de Portugal): " Tentei dar o meu melhor nos outros jogos, como tentei dar neste. Felizmente, conseguimos o apuramento e estamos todos de parabéns. Tivemos muito bem a bater e tivemos um Rui em grande".



O avançado Nani estava cansado mas a confirmar que a vitória foi assente na crença da equipa: "Muito cansado, mas sabe bem depois de um esforço enorme. Jogámos bem, muito melhor do que no jogo passado e a vitória foi merecida. O futebol é mesmo assim, as grandes equipas têm de saber reagir em momentos adversos".



Também no final do encontro o treinador nacional Fernando Santos comentava a partida e colocava a ênfase na personalidade da equipa portuguesa.



Portugal joga a meia-final, na próxima quarta-feira , dia 6 de julho, em Lyon, a partir das 20h00, frente ao País de Gales ou Bélgica, seleções que irão jogar na noite desta sexta-feira, em Lille, a partir das 20h00.

pub