Velocidade de Bale e classe de Ramsey dão os oitavos ao País de Gales

por Inês Geraldo - RTP
Bale festejao terceiro golo do País de Gales frente à Rússia Reuters

O País de Gales venceu de forma categórica esta segunda-feira a Rússia por 3-0, averbando mais três pontos e vencendo o Grupo B, à frente de Inglaterra e Eslováquia que empataram a zero. Ramsey, Neil Taylor e Gareth Bale carimbaram um apuramento histórico para a seleção galesa.

Numa partida amplamente dominada pelo País de Gales, Gareth Bale ameaçou Akinfeev logo aos dois minutos da partida com um remate a que o guardião russo respondeu com defesa atenta.

No entanto, e com o 'pulmão' Joe Allen no meio-campo galês, foi o jogador do Liverpool a encontrar de forma primorosa Aaron Ramsey com um passe que rasgou a defesa russa. O atleta do Arsenal não vacilou e 'picou' a bola sobre Akinfeev, que se mostrou desamparado para defender o primeiro golo da noite.


Foto: Reuters

A pressão galesa continuou perante a apatia russa (excepção feita a Akinfeev) e, aos 20 minutos, um grande contra-ataque com Ramsey e Bale a protagonistas, levou o esférico até Neil Taylor, que dentro da área russa teve todo o tempo do mundo para poder fazer o 2-0. Akinfeev ainda defendeu o primeiro remate mas à segunda acabou mesmo por entrar.

A turma de Chris Coleman não dava sinais de parar e podia mesmo ter chegado a números de goleada ainda na primeira parte. Vokes esteve muito perto do terceiro, depois de uma arrancada fenomenal de Gareth Bale mas, mais uma vez, Akinfeev a salvar a Rússia de males maiores.


Foto: Reuters

O primeiro lance de real perigo da Rússia veio pelos pés de Dzyuba. Num pontapé de reposição de Igor Akinfeev, Ashley Williams cortou mal o esférico que sobrou para o avançado do Zenit, que viu Henessey a realizar a 'mancha' e a defender o lance para canto.

O festival galês continuou e a 'Locomotiva' Gareth Bale mostrou-se imparável em correrias pelo meio-campo russo. Mais dois remates fora da área e Akinfeev teve de se aplicar em ambos. Ramsey também testou o seu 'tiro' e o guarda-redes russo continuou a ser a única nota de destaque com mais uma defesa apertada.

A primeira metade acabou com Smolov a dar algum trabalho a Henessey mas o chuto saiu à figura do guardião galês.


Foto: Reuters

Na segunda parte mais do mesmo. Domínio galês, com a seleção russa sem capacidade de reação. O duelo entre Gareth Bale e Akinfeev continuou no minuto 54, até que aos 67 o jogador do Real Madrid, na cara do guarda-redes russo, acabou por marcar o terceiro tento do País de Gales.

A Rússia só deu sinais de vida por intermédio de Glushakov e Dzyuba mas ambos os remates saíram ao lado.

Festa galesa com goleada à Rússia no Europeu e festejos de primeiro lugar do Grupo B (seis pontos), à frente da Inglaterra, que também esta noite empatou a zero com a Eslováquia.
A figura do jogo
Gareth Bale realizou uma partida fantástica. O jogador do Real Madrid foi um autêntico pesadelo para a seleção russa, que não conseguiu parar a velocidade do galês e por poucas vezes venceu nos duelos individuais.


Foto: Reuters

Juntamente com Aaron Ramsey, Bale puxou o País de Gales para a frente com ataques rápidos e empolgantes, tendo com Akinfeev um duelo interessante. O guardião russo teve de se aplicar para defender inúmeros remates do jogador galês mas acabou por perder o duelo aos 67 minutos.

Bale conseguiu o terceiro golo para a sua equipa cara-a-cara com o guardião russo, selando o resultado e uma enorme exibição.
pub