Equipa feminina de Portugal qualifica-se para o Europeu

por Inês Geraldo - RTP
Seleção portuguesa de futebol feminino fez história Lusa

A equipa de Portugal de futebol feminino fez esta terça-feira história depois de conseguir um apuramento inédito para o Euro2017. Um golo de Andreia Norton no fim da primeira parte do prolongamento foi suficiente para carimbar a qualificação que é histórica para a seleção feminina.

A partida começou com uma equipa portuguesa desinibida e apostada em atacar a baliza da Roménia. Aos 17 minutos da partida, uma excelente jogada coletiva das lusas, permitiu que Carolina Mendes rematasse de calcanhar para uma grande defesa da guardiã da Roménia.

A equipa da casa acordou e equilibrou as incidências tentando por muitas vezes o remate à baliza de patrícia Morais, que se mostrou em grande forma e instransponível nas redes portuguesas durante os 90 minutos de jogo.

Portugal teve várias oportunidades de marcar, com destaque para um remate perigoso da capitã Ana Borges, que foi cortado de forma in extremis por uma defesa romena.

Com a entrada de Andreia Norton na equipa de Portugal aos 78 minutos, a seleção ganhou maior dinâmica ofensiva e ainda tentou chegar ao golo da vitória no tempo regulamentar com um grande remate de Norton de fora de área.

Remate perigoso que passou perto das redes da Roménia mas que não evitou mais 30 minutos de jogo. Foi no tempo extra que Portugal encontrou o caminho do golo. Andreia Norton aproveitou uma bola na grande área, assistida por Ana Borges, e rematou forte para o golo que chegou no fim da primeira parte do prolongamento.

Na segunda metade, a Roménia iria conseguir o empate, por intermédio de Ruus, mas uma grande exibição de Patrícia Morais colocou o perigo romeno fora da área lusitana que ainda teve uma grande jogada individual de Andreia Norton, que desaproveitou uma oportunidade flagrante de golo.

Com este resultdo, o futebol feminino português faz história e consegue um apuramento inédito para o Euro2017, que vai ser disputado no próximo ano, na Holanda, entre os meses de julho e agosto.
Seleção em festa
Após o término da partida, as jogadoras portuguesas celebraram a maior conquista conseguida até hoje no futebol fiminino.

Andreia Norton foi o espelho da emoção da equipa lusa que conseguiu uma qualificação inédita para o Euro do próximo ano, na Holanda.

"Estou sem palavras para descrever este momento. Quero aproveitar [o apuramento] com as minhas colegas, já que sem elas nada disto era possível", declarou a jogadora portuguesa que marcou o golo português que valeu a qualificação.

Andreia Norton garantiu que esta equipa de Portugal vai continuar a trabalhar para poder chegar em boa forma ao Euro 2017.

Já o selecionador nacional, Francisco Neto, diz que o feito conseguido pela equipa portuguesa teve um sabor especial e que a Seleção trabalhou muito para conseguir atingir este nível.

"Conquistámos o apuramento, merecíamos, trabalhámos imenso e este é o fruto do trabalho de muitas gerações. Isto é para todas as mulheres que já fizeram parte das seleções nacionais, para a Federação Portuguesa de Futebol, para as associações, clubes e treinadores", concluiu o selecionador nacional.

Portugal empatou a uma bola na Roménia e conseguiu apurar-se para o Euro2017, a ser disputado na Holanda.
Portugal no pote 4
Com uma qualificação inédita para uma fase final de Europeu, Portugal chega pela primeira vez a um dos grandes palcos do futebol feminino. A equipa portuguesa já sabe em que pote ficará colocada e que adversárias poderá defrontar.



Portugal está no pote 4, na companhia de seleções como a Áustria, Bélgica e Rússia. Como adversárias, a equipa lusitana poderá calhar com grandes nações do futebol feminino, como a França, Alemanha, Suécia ou Espanha.

pub