Sporting domina "dragão" em Alvalade

por Marcos Celso - RTP
Casillas efetuou algumas boas defesas Lusa

Os "leões" souberam dar a volta ao marcador e gerir o jogo a seu bel-prazer. O FC Porto teve uma entrada de "dragão", mas foi o Sporting a impor respeito em Alvalade.

Partida emotiva nos primeiros minutos de jogo, com muito dinamismo de parte a parte na busca do golo. E logo aos 8 minutos o FC Porto adiantou-se, com Felipe a marcar de novo depois de o ter feito em Roma. O Sporting sofreu assim o 1.º golo da época e já não existem equipas sem golos sofridos na I Liga.

Seis minutos mais tarde gritou-se golo, uma vez mais, mas desta feita para a equipa verde e branca, com o inevitável Slimani a executar após um livre marcado por Bruno César em que a bola foi ao poste direito da baliza de Casillas e sobrou para o argelino de Alvalade. No entanto, houve muitos protestos dos jogadores portistas por alegada mão na bola de um jogador "leonino".

Durante quase meia-hora, o Sporting procurou impor um ritmo mais forte na partida, mas os "dragões" exigiram respeito e obrigaram a equipa da casa a descer a linha de meio-campo e jogar mais atrás.

Mesmo assim, surgiu novo golo, Gelson, aos 25 ', ganhou espaço e rematou fora da área para fuzilar a baliza adversária. Estava em crescendo o Sporting e controlou o desafio na restante primeira parte.

No início do segundo tempo, quando se esperava uma reação determinada dos visitantes, foi sim o Sporting a comandar o rumo dos acontecimenos com belas jogadas de futebol para regozijo dos adeptos. E foi a cabeça de William Carvalho, no seguimento de um canto, que possibilitou a grande defesa de Casillas aos 56 minutos. Pouco depois, Rúben Semedo teve igual oportunidade de levar o Sporting ao 3-1, mas a bola saiu por cima.

Perto do minuto 60, alguma constestação com a expulsão do treinador Jorge Jesus.

Os minutos que se seguiram não proporcionaram grandes ocasiões de golo, com os homens da casa a dominarem a posse de bola e, desse modo, a manterem o resultado vitorioso até então. Bruno César destacou-se pela velocidade que ia implementando na partida para a aflição dos defesas nortenhos. Rui Patrício era um mero espectador e, na frente, Slimani desmarcava-se constantemente a tentar ludibriar a defesa portista.

O jogo terminou neste cenário, a bola longe da área "leonina" e a rondar a baliza do FC Porto com os adeptos da casa em êxtase.

Com três vitórias, o Sporting passou a somar nove pontos, mais dois do que o Benfica, tricampeão nacional, e o Sporting de Braga, enquanto o FC Porto é o quinto classificado, com seis, em igualdade com o Vitória de Guimarães, quarto.

Treinadores aceitam resultado, mas árbitro não se livra de críticas

Jorge Jesus elogiou a reação da sua equipa ao golo madrugador do FC Porto. O técnico disse, na sala de conferências de imprensa, que houve alguns posicionamentos que tiveram de ser corrigidos, o que, posteriormente, veio a dar resultados positivos. Jesus considera que a sua equipa está mais consciente das suas capacidades. 

O técnico do FC Porto, Nuno Espírito Santo, sublinhou que a sua equipa entrou muito bem na partida, tal como tinha planeado, e, apesar da derrota, o treinador considera que a está em crescimento. Espírito Santo realça que as derrotas também servem para processar ideias de jogo. Quanto à arbitragem, o treinador diz que nem precisa de ver as imagens, pois entende que o árbitro condicionou o resultado e que "as ações dos jogadores do Sporting são claras e ele devia tê-las visto, tem a obrigação de o fazer. Preferia não comentar, mas é por de mais evidente que o árbitro teve influência direta", disse.

Férias não afastaram adeptos do jogo

Ainda com o mês de agosto a decorrer, foram milhares - perto de 50 mil - os adeptos que fizeram questão de assistir ao primeiro clássico da época. Fossem do Sporting, fossem do FC Porto, as expectativas eram imensas.

No final da partida, os sorrisos pareciam verdes e brancos, pois a vitória por 2-1 frente ao rival da Invicta tinha convencido os adeptos do Sporting, que não esconderam elogios à exibição da sua equipa no relvado e consistência no campeonato.

Slimani marcou e chorou no final do jogo

O futebolista Islam Slimani, do Sporting, abandonou domingo o relvado do Estádio José Alvalade a chorar, depois de se despedir dos adeptos no final do 'clássico' em que os 'leões' venceram o FC Porto (2-1), embora a sua saída não esteja oficializada.



O avançado argelino, que é dado pela imprensa como alvo do Leicester, campeão inglês, acenou aos adeptos 'leoninos' e não evitou as lágrimas quando recolhia aos balneários, depois de ter marcado um dos golos do triunfo que colocou o Sporting isolado no comando da I Liga.


Slimani, de 28 anos, iniciou a sua quarta época no clube lisboeta, ao qual chegou em 2013/14, fazendo então 10 golos em 30 jogos. Na temporada seguinte, apontou 15 golos em 33 encontros e teve em 2015/16 a sua época mais produtiva, com 31 golos marcados em 46 partidas, dos quais 27 na I Liga.


pub