Benfica vence Nápoles e segue em frente na UEFA Youth League

O Benfica venceu esta terça-feira o Nápoles na última jornada do grupo B da Youth League Cup e apurou-se para a próxima fase da competição da UEFA que replica nos juniores os grupos da 'Champions'.

Lusa /
Pedro A Pina - RTP

As 'águias' entraram em campo a saber que um empate seria suficiente para se apurarem, no segundo lugar, atrás dos ucranianos do Dínamo de Kiev (que hoje venceu o Besiktas por 3-1), para o 'play-off' que dá acesso aos oitavos de final, enquanto o Nápoles precisava de bater os 'encarnados' por mais do que um golo de diferença.

Apesar da obrigação de vencer dos italianos, foi do Benfica a maior iniciativa ofensiva durante toda a primeira parte, ainda que esta não se tenha traduzido em muitas oportunidades de golo.

A melhor de todas surgiu aos três minutos, quando João Félix atirou ao poste da baliza à guarda de Marfella, além de um livre direto de Vinicius, aos 14, que passou a centímetros do golo.

No reatar da partida, uma boa jogada de entendimento deixou a bola à mercê de Gedson Fernandes, mas o remate saiu torto e Mesaque Dju não foi a tempo de emendar.

O golo não tardaria e aos 47 minutos João Félix fez o terceiro golo na competição depois de um cruzamento da esquerda de Vinicius.

Aos 50 minutos, e com os 'encarnados' cada vez mais desenvoltos no ataque, o avançado do Benfica só não bisou, depois de uma boa jogada individual, porque Marfella se esticou para impedir o segundo golo.

O guardião italiano continuou a ser um dos melhores da equipa transalpina, que começou a pressionar o Benfica mais alto no terreno, com uma defesa aos 60 minutos a negar o segundo golo de Vinicius, um dos melhores jogadores em campo, a par de João Carvalho e João Félix.

Do outro lado, aos 72 minutos, uma desatenção dos homens da casa quase deu o golo do empate a Liguori, mas o italiano acertou no ferro.

Dois minutos depois, e quando os 'encarnados' voltavam a estar melhor no encontro, João Carvalho fugiu pela esquerda e tentou fintar Esposito, com o italiano a cortar a bola com a mão, levando o árbitro Jonathan Bardot a assinalar grande penalidade, convertida no minuto seguinte pelo próprio n.º10 'encarnado'.

O segundo golo tranquilizou a formação lusa, que até podia ter dilatado a vantagem, em duas oportunidades para Ricardo Araújo, aos 77 e 89 minutos, e outras duas para Tiago Dias e Diogo Mendes, aos 90+3 (duas boas defesas de Marfella), mas o resultado não se alterou até final.

Seis jogos volvidos, o Benfica soma dez pontos no grupo B da UEFA Youth League, fruto de três vitórias e um empate.

No 'play-off', os comandados de João Tralhão vão encontrar uma das equipas campeãs nacionais cujos plantéis seniores não disputaram a fase de grupos da Liga dos Campeões.
PUB