pulse-iconDireto

Estados Unidos da América vão a votos

por RTP

Os Estados Unidos vão a votos para eleger o 45.º Presidente. A escolha será feita entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump. A RTP está a acompanhar o dia da decisão.

Mais atualizações

23h00 - continue a acompanhar a noite eleitoral dos Estados Unidos: novo artigo minuto a minuto.

22h31 -
A organização Democracy North Carolina interpõe uma ação a pedir o prolongamento da votação no Condado de Durham, no Estado da Carolina do Norte, até às 21h00 locais (2h00 em Lisboa).

21h45 -
Donald Trump lança no Twitter um derradeiro apelo ao voto. "Esta eleição está longe de acabada", escreve o candidato.


21h28 -
Uma campanha suja lembrada num trabalho de João Botas e Mário Santos.


21h22 -
O processo interposto pela campanha de Donald Trump por causa de supostas irregularidades na votação do Estado do Nevada é rejeitado por um juiz.

21h18 -
Uma sondagem Reuters/ Ipsos sugere que a maioria dos eleitores norte-americanos "não se identifica com o que a América se tornou".

20h59 -
Recordamos dois instantes-chave da jornada eleitoral: os momentos em que Donald Trump e Hillary Clinton votaram, acompanhados pelos repórteres da RTP nos Estados Unidos Márcia Rodrigues e Vítor Gonçalves.

Vítor Gonçalves, António Antunes - RTP


Márcia Rodrigues - RTP

20h45 -
No mesmo evento, o embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Robert Sherman, avalia a candidatura de Donald Trump como o espelho do desencanto com o sistema político.

"Trump foi uma surpresa para toda a gente, a começar pela escolha entre 16 oponentes [nas primárias republicanas]; ele conseguiu tocar no sentimento de insatisfação do eleitorado, que sente que o Governo não os ajuda; a economia melhorou, os empregos foram criados, mas a classe média não beneficiou disso", argumentou o diplomata.


20h40 -
Na abertura de um evento organizado com a Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, o presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento resume as eleições norte-americanas como "uma escolha claríssima" entre alguém que quer "voltar as costas ao mundo", leia-se Donald Trump, e quem "reconhece o valor da estabilidade internacional", Hillary Clinton.

António Mateus - RTP

"De um lado está um candidato que pretende voltar a costas ao mundo, uma rutura com a política externa norte-americana desde 1945, e do outro lado está alguém que reconhece o valor da estabilidade internacional, as normas e alianças e o engagement de Washington na cena mundial", afirma Vasco Rato.

20h19 -
Bernie Sanders, o candidato socialista que chegou a fazer sombra a Hillary Clinton nas primárias democratas, recorre ao Twitter, depois de votar, para manifestar a esperança de que Donald Trump saia derrotado deste processo eleitoral.

20h04 - Grupos dedicados aos direitos civis dizem ter recebido, ao longo do dia, queixas de comportamentos intimidatórios em assembleias de voto na Pensilvânia e na Florida. Estes incidentes foram, no entanto, esporádicos e não assumiram as proporções que muitos temiam, tendo em conta o tom da campanha.

Outras queixas reportam-se a longas filas de espera para votar e equipamento em más condições de funcionamento.


Foto: Scott Morgan - Reuters

Fonte do Partido Democrático, citada pela Reuters, adianta que o staff de Hillary Clinton não tomou conhecimento de problemas sistemáticos, além das habituais ocorrências em dias de eleição presidencial.

Donald Trump formalizou entretanto uma queixa contra os serviços eleitorais do Condado de Clark, no Estado do Nevada, alegando que uma assembleia de voto de Las Vegas esteve, na semana passada, de portas abertas para além do prazo estipulado.

O Nevada é um dos Estados norte-americanos onde é possível votar antecipadamente.

19h30 -
Entrevistado ao telefone pela cadeia Fox News, Donald Trump não dá por adquirido que venha a aceitar os resultados da eleição.
"Vamos ver como as coisas correm hoje", afirma, para acrescentar que "espera ganhar" e "ver tudo honesto".

16h45
- Donald Trump foi recebido com apupos de algumas pessoas que se encontravam na assembleia de voto onde o candidato está registado, em Manhattan, Nova Iorque. No mesmo local, algum tempo antes da chegada do Republicano, acontecera outro incidente que terminou com a detenção de duas mulheres que se manifestavam de tronco nu contra Trump.


Foto: Reuters


16h30 - Será que o tweet de Barack Obama abaixo transcrito foi feito entre dois lançamentos ao cesto? É que o Presidente dos EUA foi fiel aos seus hábitos e esteve a fazer um joguinho de basquetebol, uma espécie de superstição que Obama faz questão de respeitar em dia de eleições importantes. Foi assim das duas vezes em que foi eleito, por exemplo. Desta vez, para dar uma mãozinha a Hillary Clinton. 

16h25 - O apelo do Presidente Obama para que ninguém deixe de exercer o seu direito de voto.
16h05 - A corrida presidencial norte-americana antevê-se renhida, com ambos os candidatos muito próximos. De acordo com as sondagens mais recentes, Hillary aparece com um ligeiro ascendente, mas esses 3 a 4 por cento podem diluir-se facilmente na margem de erro que acompanha cada estudo de opinião.

Ganhe quem ganhar, o ministro português dos Negócios Estrangeiros assegura, citado pela Agência Lusa, que o Governo português "trabalhará com qualquer administração na base da enorme relação de confiança recíproca e de cooperação que existe entre os dois países. Esperamos da próxima administração dos Estados Unidos toda a clareza no reforço da ligação transatlântica e portanto nos compromissos que os EUA já assumiram e continuarão a assumir certamente em relação a instituições multilaterais, como a Aliança Atlântica".

16h02 - O candidato Republicano, Donald Trump, está agora mesmo a exercer o seu direito de voto, em Nova Iorque.

15h50 - O reflexo das eleições na Bolsa de Valores de Nova Iorque não está, para já, a ser positivo. Meia hora depois do início da sessão, às 15h00 (hora de Lisboa), o índice Dow Jones cedia 0,22% e o Nasdaq (o índice tecnológico) recuava 0,29% para 5.151,28 pontos.

15h35 - Sempre que há eleições presidenciais nos Estados Unidos, torna-se recorrente a expressão swing states - ou estados indecisos - e a importância que têm no processo eleitoral. E o que são esses swing states? São alguns dos 50 estados (uma minoria, mas com enorme importância) que têm a característica de não votarem tradicional e consistentemente no mesmo partido ou cujas sondagens mais recentes não dão a perspetiva de um vencedor claro. Mas a coisa complica-se e não fica por aqui. Por isso, é melhor espreitar este texto para saber mais.
Foto Reuters

15h25 - Apresentados os candidatos, é tempo de abordar o sistema de eleição, que é diferente do usado, por exemplo, em Portugal. O Presidente não é eleito diretamente pelos cidadãos dos Estados Unidos. O que se trata hoje é de eleger os Grandes Eleitores, ou seja, os representantes de cada estado num órgão chamado Colégio Eleitoral que vai, esse sim, determinar quem será o próximo inquilino da Casa Branca. Esta explicação poderá elucidá-lo sobre como tudo se processa.


15h20 - Do lado Republicano, cedo se percebeu que o adversário seria o magnata do imobiliário Donald Trump, cuja visão radical, polémica e truculenta da política começou por entusiasmar e, depois, embaraçar as elites do partido do elefante. Desconforto tardio, já que com cerca de metade do eleitorado conquistado, Trump já era imparável. Siga por aqui para aceder ao perfil de Donald Trump.
Foto Reuters

15h10 - O dia de hoje culmina uma longa corrida que começou no princípio do ano passado. O processo de candidatura à Presidência dos Estados Unidos é moroso, porque os pretendentes à Casa Branca têm de passar por eleições prévias dentro do partido a que pertencem, antes de entrar na corrida presidencial propriamente dita. Esta é uma peculiaridade do sistema eleitoral norte-americano, mas comecemos por apresentar os candidatos. Dizem as regras da cortesia que as senhoras têm primazia. Por isso, aqui está um perfil da candidata pelo Partido Democrata, Hillary Clinton, que poderá fazer História se for eleita. Veja aqui porquê.
Foto Reuters

15h00
- A candidata democrata às presidenciais dos Estados Unidos, Hillary Clinton, votou pouco depois das 8h00 (13h00 em Lisboa), em Nova Iorque. "Espero ganhar", disse à saída. Hillary votou acompanhada pelo marido, o ex-presidente Bill Clinton. Também lá estava o enviado especial da Antena1 Ricardo Alexandre, que captou as palavras da candidata.


15h00 - Além do próximo Presidente, os cerca de 200 milhões de eleitores norte-americanos escolhem hoje todos os 435 deputados da Câmara dos Representantes (câmara baixa do Congresso) e 34 dos 100 do Senado (câmara alta do Congresso).

15h00 - Boa tarde. Vamos acompanhar as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Ao longo da tarde, aqui e na RTP3, dar-lhe-mos conta dos principais acontecimentos que se forem sucedendo. Mais logo, a partir da uma da manhã, quando já houver informação mais consistente, daremos início a uma emissão especial totalmente dedicada ao dia americano.