pulse-iconDireto

Sismo no centro de Itália faz dezenas de mortos - a situação ao minuto

por RTP

Um sismo de magnitude 6.2 na escala de Richter devastou na última madrugada diferentes localidades do centro de Itália, causando dezenas de mortos.

Mais atualizações

19h20 - Sob os escombros

A galeria das imagens captadas pelos enviados especiais da RTP, Marco Hélio e Pedro Pena.

Um sismo de magnitude 6.2 na escala de Richter devastou na madrugada de quarta-feira diferentes localidades do centro de Itália, causando mais de duas centenas de mortos. As fotos são dos enviados especiais da RTP, Marco Hélio e Pedro Pena.


18h30 - Novo balanço: pelo menos 120 mortos

O sismo fez pelo menos 120 mortos e inúmeros desaparecidos, afirmou o primeiro ministro Matteo Renzi, em conferência de imprensa.

"Há pelo menos 120 vidas destruidas e não é um balanço definitivo", referiu o chefe do governo italiano em Rieti, próximo da zona do sismo, que visitou antes da conferência de imprensa.

O abalo terá feito também cerca de 368 feridos. Entre as vítimas estarão muitas crianças, receiam as autoridades italianas.

18h00 - A Antena1 em Amatrice

Pedro Ferreira, reporter da Antena 1, conta o que vê numa das cidades mais afetadas pelo sismo da madrugada.

As equipas de socorro impedem os jornalistas de chegar perto da zona afetada e "pedem para se fazer silêncio", de forma a ouvir o apelo de quem ficou sob os escombros.


17h15 - RTP em Amatrice

Os enviados especiais da RTP, Marco Hélio e Pedro Pena estão já naquela que é a localidade mais atingidas pelo sismo e onde se regista o maior número de vítimas mortais, com base no mais recente balanço feito pelas autoridades.

De acordo com informações que já foi possível recolher no local, junto do responsável pelas equipas cinotécnicas, é muito difícil neste momento dizer exatamente quantas são as vítimas mortais nesta localidade, que viu desabar um enorme número de edifícios.

São centenas de pessoas, entre bombeiros, polícia, elementos da Cruz Vermelha, entre outros, envolvidos nas operações de busca e salvamento.

17h10 - Facebook ativou o “Safety Check”

Trata-se de uma ferramenta que é acionaida pelo Facebook em caso de catástrofes naturais ou, como já aconteceu, em locais que foram alvo de ataque terrorista, como foi o caso de Paris.

Permite que quem está na área em causa possa dizer que está em segurança. Essa informação surge de imediato na cronologia dos contactos dessa pessoa. O Facebook usa informações como por exemplo as que lhe chegam do GPS dos telemóveis para detetar quem está nas zonas afetadas.



16h43- Reconhecimento por drone

Os bombeiros italianos publicaram imagens captadas por drone, em Amatrice, localidade onde está confirmada a morte de mais de meia centena de pessoas.

16h28 - 160 réplicas do sismo

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano revela que ocorreram já 160 réplicas desde o sismo das 3h36 (2h36 em Lisboa).

“As réplicas superiores a 4 [escala de Richter] não passaram de cinco, felizmente”, refere Andrea Tertulliani, do Instituto.



O Instituto Italiano de Vulcanologia diz que neste momento não é possível prever a tendência para réplicas do sismo que afetou o centro de Itália esta madrugada.

16h24 - Bombeiros admitem operações difíceis

Bruno Frattasi, chefe dos bombeiros italianos, admite que as operações de socorro estão a ser muito difíceis e refere que dos 485 homens mobilizados, a maioria já estão a participar nas operações.

Aos hospitais têm vindo a chegar os feridos do sismo. Luigi Valenti é um médico do Hospital de San Salvatore e faz o balanço do apoio médico que está a ser prestado e dos esforços efetuados nas unidades de saúde.


16h00 - MAI disponível para enviar apoio

A ministra da Administração Interna disse hoje que Portugal "responderá presente" a um eventual pedido de apoio de Itália

15h48 - Alemanha pronta a enviar ajuda

Angela Merkel afirmou que o país está pronto para enviar qualquer tipo de ajuda que a Itália necessite.

“As imagens que vi são horríveis. Estamos prontos para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ajudar a Itália, se necessário, e os nossos pensamentos estão com as pessoas da região”, disse a chanceler alemã numa conferência de imprensa na Estónia.

15h42 - Destruição em Amatrice vista do ar

A agência de notícias italiana ANSA mostra, do ar, a destruição que ocorreu em Amatrice, a localidade que, de acordo com as últimas informações, é a mais atingida, com 53 vítimas mortais.



15h19 - RTP no centro de Itália

Em direto de Itália para a RTP3, próximo do epicentro do sismo da madrugada de quarta-feira, o enviado especial Marco Hélio testemunhou a chegada a Amatrice de dezenas de veículos mobilizados para as operações de resgate.


15h10 - Mais de sete dezenas de mortos

A Proteção Civil italiana acaba de atualizar o balanço de vítimas do sismo no centro do país: morreram pelo menos 73 pessoas.

14h47 - Mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República já enviou uma mensagem de condolências ao homólogo italiano, Sergio Mattarella.

"Quero transmitir a Vossa Excelência a solidariedade de todos os Portugueses para com o povo italiano e, em particular, para os habitantes das cidades mais afetadas por este sismo", escreve Marcelo Rebelo de Sousa.

Também o primeiro-ministro, António Costa, endereçou uma mensagem de solidariedade para com o povo de Itália.


14h44 - O número de vítimas mortais sobe para 65. Só na localidade de Amatrice há confirmação de pelo menos 37 mortos.

14h16 - Antes e depois do terramoto

No Twitter é possível perceber a dimensão dos danos causados pelo sismo da madrugada desta quarta-feira com um conjunto de fotografias de alguns dos locais mais atingidos - antes e depois do abalo.



14h00 - O balanço ao início da tarde


Pelo menos 60 vítimas mortais e mais de uma centena de pessoas dadas como desaparecidas. Eram estes os números - ainda provisórios - avançados pelos meios de comunicação social de Itália ao início da tarde desta quarta-feira.

O centro do país foi violentamente sacudido por um sismo de magnitude 6.2 na escala de Richter. O epicentro do abalo, a quatro quilómetros de profundidade, foi em Accumoli, perto da província de Rieti.

Filipe Pinto - RTP

O site da RTP acompanhou durante toda a manhã, minuto a minuto, os desenvolvimentos deste desastre natural em solo italiano.

Um terramoto de magnitude 6.2 na escala de Richter devastou diferentes localidades do centro de Itália. Esta galeria de imagens recolhidas nas zonas mais atingidas é um testemunho do grau de destruição.


Numa verdadeira corrida contra o tempo, as equipas de resgate procuram sobreviventes. Enfrentam um terreno montanhoso, de difícil acesso. O exército foi já chamado para ajudar.

Pedro Oliveira Pinto - RTP