Benfica vence dérbi e mantém invencibilidade no nacional de hóquei

por Lusa
Legenda da Imagem

O Benfica venceu este sábado o Sporting, por 3-1, em jogo da 16.ª jornada do campeonato nacional de hóquei em patins, mantendo a invencibilidade na prova e impondo o primeiro desaire caseiro aos 'leões'.

No pavilhão do Sporting Clube do Livramento, Jordi Adroher, aos 11 e 47 minutos, e Diogo Rafael, aos 22, apontaram os tentos dos campeões nacionais, tendo o ex-benfiquista Cacau reduzido para o conjunto de Alvalade, aos 43.
 
Os 'encarnados', que ainda não conheceram o sabor da derrota e só cederam um empate na competição, continuam firmes no topo da classificação, com 46 pontos, enquanto os 'verde e brancos', quintos classificados, com 29, podem agora ver Óquei de Barcelos e Oliveirense distanciarem-se mais.
 
O terceiro dérbi da época acabou por ser bastante equilibrado, embora o Benfica tenha demonstrado maior capacidade de finalização no primeiro tempo, razão pela qual se adiantou no marcador pouco depois dos 10 minutos, na sequência de um bom trabalho individual de Carlos Nicolia, que ofereceu o golo a Jordi Adroher.
 
À passagem do quarto de hora, Luís Viana, outro ex-benfiquista, tentou aproveitar a vantagem numérica num contra-ataque, mas viu Guillem Trabal evitar a igualdade, sendo que, pouco depois, seria a vez de Ângelo Girão 'brilhar' na baliza 'leonina', ao defender o remate de Adroher.
 
Contudo, já depois de Carlos Nicolia ter acertado no poste, a formação da Luz acabaria mesmo por aumentar a vantagem, desta feita num fortíssimo remate de Diogo Rafael, a três minutos do intervalo.
 
Apesar do resultado desfavorável, o Sporting não se retraiu no segundo tempo e dispôs de algumas situações para reduzir, primeiro por João Pinto, que viu um adversário tirar a bola em cima da linha de golo, e, depois, por Luís Viana, que perdeu o confronto com Trabal, na marcação de um penálti.
 
No extremo oposto do campo, Ângelo Girão também iria evidenciar-se, defendendo um penálti de Marc Torra e as duas recargas seguintes, antes de Cacau reduzir o marcador, a sete minutos do fim.
 
Ainda assim, a aparente incerteza no marcador durou pouco mais de quatro minutos, uma vez que o internacional espanhol Jordi Adroher bisou na partida e fechou as contas do 15.º triunfo das 'águias' no campeonato.
 
 
 
Jogo realizado no Pavilhão do Sporting Clube do Livramento, em Mafra.
 
Sporting - Benfica, 1-3.
 
Ao intervalo: 0-2.
 
Marcadores:
 
0-1, Jordi Adroher, 11 minutos.
 
0-2, Diogo Rafael, 22.
 
1-2, Cacau, 43.
 
1-3, Jordi Adroher, 47.
 
 
 
Sob a arbitragem de Jaime Vieira e Ricardo Leão, as equipas alinharam:
 
- Sporting: Ângelo Girão (gr), Ricardo Figueira, João Pinto, André Centeno e Luís Viana. Jogaram ainda: Cacau e Daniel Oliveira.
 
Treinador: Nuno Lopes.
 
- Benfica: Guillem Trabal (gr), Valter Neves, Diogo Rafael, Carlos Nicolia e Jordi Adroher. Jogaram ainda: Marc Torra e Tiago Rafael.
 
Treinador: Pedro Nunes.
 
 
 
Assistência: cerca de 300 espetadores.
 
 
 
pub