Nós Lá Fora

por José Carlos Lopes

Foto: Ricardo Candeias

Ricardo Candeias é guarda-redes de andebol, soma oitenta e cinco internacionalização ao serviço da seleção portuguesa, cento e cinquenta se contabilizarmos todas as seleções a partir dos sub-17 e, atualmente, joga na equipa francesa do Pontault-Combault.

Tudo começou no Évora Andebol Clube. Amigos e o irmão praticavam andebol e levaram-no para a modalidade. Aos 17 anos recebeu o primeiro convite do FC Porto. Então no décimo primeiro ano de escolaridade, resolveu permanecer mais um ano em Évora.

No ano seguinte viajou para o Porto com dois objetivos: jogar andebol ao mais alto nível e fazer a licenciatura em Ciências do Desporto e Educação Física. A licenciatura demorou um pouco mais que esperado, tanto mais, Ricardo Candeias foi emprestado ao Vitória de Setúbal e ao Belenenses e regressou ao Futebol Clube do Porto para representar o clube durante cinco épocas, onde conquistou quase tudo.

Em 2009 muda-se para Lisboa e representa durante quatro temporadas o Benfica. Deixa o Benfica para jogar no rival Sporting. Atualmente joga em França, na equipa do Pontault-Combault.

Em França vai realizar-se em 2017 o campeonato do mundo de andebol. Portugal tem ficado à porta dos grandes acontecimentos, a Islândia é o adversário no play-off de acesso ao mundial. Ricardo Candeias acredita na qualificação para o Mundial de  2017 de andebol. Os jogos com a Islândia realizam-se no próximo mês de junho.
pub