Troféu Cinco Violinos: Sporting defronta Olympiacos

| Sporting

Godinho Lopes na apresentação do troféu
|

O Sporting vai disputar a 12 de agosto com o Olympiacos, orientado pelo português Leonardo Jardim, o I Troféu Cinco Violinos, que pretende homenagear o quinteto de futebolistas do clube do final de década de 40.

No final dos anos 40, Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano, formaram o quinteto que Tavares da Silva, antigo treinador e selecionador, batizou com o nome de Cinco Violinos, devido à harmonia e entrosamento com que jogavam.

Os cinco atletas, que juntos disputaram 78 jogos (63 vitórias, 11 empates e quatro derrotas, conseguiram uma média de quatro golos por jogos, tendo conseguido os primeiros tri e pentacampeonato do futebol português.

"O Sporting tem procurado estar atento a quem defendeu as cores do clube em várias vertentes", afirmou o presidente do clube, Godinho Lopes, manifestando o desejo de que, no futuro, o troféu Cinco Violinos "leve a Alvalade outras grandes equipas europeias".

O encontro com os campeões gregos, agendado para 12 de agosto, deverá, de acordo com Godinho Lopes, "disputar-se ao final da tarde, para tentar promover o regresso das famílias ao estádio".

A cerimónia de apresentação do troféu, realizada no Estádio José Alvalade, contou com a presença dos antigos jogadores do clube Carvalho e Hilário, que ainda alinharam com alguns dos futebolistas do quinteto.

Hilário, que jogou ao lado de Vasques e Travassos, lembrou o "enorme respeito que todos tinham" pelos cinco violinos, a quem, no início "tratavam por senhor".

Sporting e Olympiacos, campeão grego em título, defrontaram-se apenas em dois encontros particulares, disputados nos anos 70, nos quais se registou um empate a dois golos e uma vitória dos "leões" por 2-1.

A informação mais vista

+ Em Foco

A Girl Move Academy existe há quatro anos com o objetivo de criar uma geração de mulheres líderes.

    Em entrevista à RTP, o paquistanês Ahmad Nawaz recorda o ataque de 2014 a uma escola de Peshawar.

    Fotografias da autoria do artista berlinense Martin Dammann lançam luz sobre o lado mais obscuro da Wehrmacht.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.