Amarante, Aves e Portimão na rota dos "tomba"gigantes"

por Mário Aleixo - RTP
Os jogadores do Amarante festejaram a vitória na Taça de forma exuberante Octávio Passos-Lusa

Amarante, Aves e Portimão brilharam na Taça de Portugal, em futebol.

O Amarante, do Campeonato de Portugal, eliminou o Marítimo, da I Liga. O Aves, da II Liga, derrotou o U. Madeira, da I Liga, e o Portimonense, da II Liga, eliminou o Belenenses, da I Liga.

A formação de Amarante derrotou o Marítimo, por 1-0, e é o último representante do terceiro escalão nacional de futebol, o Campeonato de Portugal, após se concluir a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

No final da partida o treinador da formação nortenha Pedro Pinto citou os três factores que constituíram o segredo da vitória: união, capacidade de sacrifício e solidariedade dentro do campo.



O técnico do Amarante ainda revelou que este foi um sonho concretizado e para ele, para o grupo e para os sócios é um dia que nunca mais esquecerão.



A Madeira também assistiu à eliminação do União da Madeira pelo Desportivo das Aves, nas grandes penalidades (5-4, após 3-3) no final do prolongamento.

Na sexta-feira na abertura da eliminatória já o Portimonense, da II Liga, tinha derrotado o Belenenses, da I Liga, por 3-2.

Quando a prova avança para os oitavos de final, a I Liga já domina amplamente, com 10 clubes apurados, contra cinco da II Liga e apenas um, o Amarante, do Campeonato de Portugal.

Destaque também para o facto do atual detentor do troféu o Sporting, ter derrotado o Benfica, por 2-1, no jogo "grande" do fim de semana.

Da I Liga, avançam para os oitavos de final Académica, Arouca, FC Porto, Sporting, Nacional, Boavista, Estoril-Praia, Vitória de Setúbal, Sporting de Braga e Rio Ave.

Portimonense, Feirense, Gil Vicente, Penafiel e Desportivo das Aves são os clubes que sobram da II Liga e o Amarente é o último representante do Campeonato de Portugal.

Eis o quadro de resultados da quinta eliminatória:

Portimonense-Belenenses, 3-2

Trofense-Académica, 0-0 (1-4 g.p.)

Atl. Malveira-Feirense, 0-1

BC Branco-Gil Vicente, 1-3

Arouca-Chaves, 0-0 (6-5 g.p.)

Angrense-FC Porto, 0-2

Sporting-Benfica, 2-1

Fafe-Penafiel, 1-1 (1-3 g.p.)

Nacional-Cova da Piedade, 5-0

Aves-U. Madeira, 3-3 (5-4 g.p.)

Casa Pia-V. Setúbal, 0-1

Boavista-Operário, 1-0

Caldas-Estoril, 0-1

Amarante-Marítimo, 1-0

Farense-Sp. braga, 0-1 (a.p.)

P. Ferreira-Rio Ave, 1-2.

O sorteio da quinta eliminatória realiza-se na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, pelas 11h00, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa.

A presença próxima ronda da taça renderá a cada clube 7500 euros de prémio. Até aqui, as verbas atribuídas foram, sucessivamente, de 2000, 3000, 4000 e 5000 euros a cada participante.


pub