Campeonato da I Liga termina e as contas estão abertas

| 1.ª Liga

A equipa do Benfica sagrou-se campeão e agora faz as contas ao facto de ter ganho o campeonato
|

O campeonato da I Liga de futebol português terminou e agora é tempo de fazer as contas ao que significa ser campeão.

O Benfica foi o vencedor da principal competição futebolística nacional e cimentou a primeira posição do palmarés com 37 conquistas contra 28 do FC Porto e 18 do Sporting.

Ao sagrar-se campeão o Benfica conquista o acesso direto à fase de grupos da milionária Liga dos Campeões de futebol, o que traduz, logo à partida, um encaixe imediato da ordem dos 42 milhões de euros.

Uma verba com as seguintes parcelas: presença na "Champions" 15,23 milhões de euros e um bónus da UEFA, que começa nos 27 milhões de euros, mas pode aumentar conforme o “ranking” de cada clube.

Para além destes montantes o Benfica arrecadará 2,7 milhões de euros por cada vitória na Liga dos Campeões, enquanto o empate será premiado com 900 mil euros.

A estas verbas poderá acrescentar-se as receitas a obter com o "market pool" (verba relacionada com o mercado televisivo de cada clube), a bilheteira, o "merchandising", contratos comerciais e de patrocínio.
Futuro de Benfica e FC Porto na milionária
Com a conquista do título nacional o Benfica assegurou a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima época, a 10ª consecutiva para as águias na prova milionária.

O FC Porto, que terá de disputar uma pré-eliminatória e um “play-off” para chegar à fase de grupos.

Equipas já confirmadas na fase de grupos da Liga dos Campeões: Espanha: Barcelona, Atlético Madrid, Real Madrid e Valência Inglaterra: Manchester City, Liverpool, Chelsea e Tottenham Itália: Juventus e Nápoles Alemanha: Bayern, Dortmund, Leipzig e Leverkusen França: Paris SG e Lille Rússia: Zenit Portugal: Benfica Bélgica: Genk Áustria: Red Bull Salzburgo

A informação mais vista

+ Em Foco

O maior campo de refugiados na Europa fica na ilha grega de Lesbos. O campo de Moria alberga quase oito mil pessoas, três vezes mais do que a capacidade instalada. Reportagem RTP.

A receita da venda desta madeira ultrapassará os 15 milhões de euros, que devem ser investidos na nova Mata do Rei.

Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

    Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.