FC Porto ganha na Luz e põe Sporting na corrida ao título

| 1.ª Liga

Um golo, no estádio da Luz, deu a vitória ao FC Porto e a liderança no campeonato
|

No campeonato da I Liga de futebol houve nova mudança de líder, com o FC Porto a ganhar na Luz ao Benfica, que assim fica ao alcance do Sporting, que ganhou no Restelo e reduziu para três pontos a sua desvantagem.

Um golo do mexicano Herrera, no minuto 90, chegou para o FC Porto ganhar ao Benfica na Luz e deixar os "dragões" mais perto de serem campeões nacionais de futebol, quando faltam quatro jogos para fechar a I Liga.

Com 30 jornadas, volta a haver mudança no topo da classificação e agora a vantagem é para o FC Porto, com 76 pontos contra 74 do tetracampeão nacional. Mas até mesmo Sp. Braga e Sporting, a seis e três pontos, respetivamente, ainda têm hipóteses matemáticas de terminar em primeiro.

Em poucas horas, o Benfica não só caiu para segundo como viu o Sporting ficar a depender de si próprio para chegar ao este ano muito desejado segundo lugar, já que o terceiro posto não dará para mais que a Liga Europa.
Derrota interrompe ciclo positivo

Na Luz, o jogo da época parecia pender para os interesses do Benfica, mesmo fazendo pouco por isso, já que o empate o favorecia. Mantinha a liderança e só tinha mais um grande obstáculo para ultrapassar, contra o Sporting, a 5 de maio.

Mas não foi assim, e em cima do minuto 90 a festa anunciada "morreu", graças a um belo remate de longe do mexicano Hector Herrera, em arco, a bater Bruno Varela.

Sem o lesionado Jonas, melhor marcador do campeonato, com 33 golos, o Benfica teve mais ascendente, só que sem criar grandes ocasiões de perigo, e acabou por sucumbir ante a equipa lusa que melhor consegue ultrapassar o ambiente hostil de um jogo no Estádio da Luz.

Há 37 jornadas, desde 12 de fevereiro de 2016, que o Benfica não perdia em casa, mas outras belas séries dos encarnados também ficaram pelo caminho ao início da noite de domingo, como a de nove jogos a ganhar para o campeonato.
Dois lugares para três
A brilhante recuperação na Liga, que na primeira volta parecia destinada a FC Porto ou Sporting, acaba aqui, mas o campeonato está longe de estar entregue e o FC Porto terá ainda, nos quatro jogos que lhe falta, de enfrentar Marítimo e Vitória de Guimarães, fora, e Feirense e Vitória de Setúbal, no Dragão.

Quanto ao Benfica, fica agora à mercê do Sporting, no que se refere ao segundo lugar. Os verdes e brancos ganharem ao Belenenses no Restelo, por 4-3, num jogo com várias reviravoltas no marcador e com a inevitável polémica ligada às grandes penalidades.

Depois das estimulantes vitórias sobre Paços de Ferreira (2-0) e Atlético de Madrid (1-0), os 'leões' deram outro bom pontapé na crise, ganhando um jogo que começou a pender para os 'azuis' e que depois esteve empatado 3-3.

Os locais adiantaram-se através de uma grande penalidade transformada por Yebda (7 minutos), após o que Sporting chegou ao intervalo a vencer por 3-1, com golos de Bas Dost (12), Gelson Martins (16) e Acuña (41).

Na segunda parte, Licá (65) e Fredy, este de penálti (79), restabeleceram a igualdade. Os "leões" garantiram a vitória também com um penálti, apontado por Bruno Fernandes (80), em lance sancionado com recurso ao videoárbitro e muito contestado pelos azuis, do qual resultou a expulsão de Yebda.
Eis o que falta jogar aos quatro primeiros classificados:
FC Porto (76 pts.): Setúbal (casa22/04), Marítimo (fora29/04), Feirense (casa06/05) e V. Guimarães (fora13/05).
A equipa portista tem ainda um jogo com o Sporting, em Alvalade, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, a 18 de abril.

Benfica (74 pts.): Estoril (fora-22/04), Tondela (casa29/04), Sporting (fora-06/05) e Moreirense (casa-13/05).

Sporting (71 pts.): Boavista (casa-22/04), Portimonense (fora-29/04), Benfica (casa-06/05) e Marítimo (fora (13-05).
A equipa sportinguista tem ainda um jogo com o FC Porto, em Alvalade, a contar para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, a 18 de abril.

SC Braga (68 pts.): Marítimo (casa-15/04), Belenenses (fora-29/04), Boavista (casa-06/05) e Rio Ave (fora-13/05).



A informação mais vista

+ Em Foco

Em 9 de abril de 1918, a ofensiva alemã varre a resistência portuguesa. O dossier que se segue lança um olhar sobre o antes, o durante e o depois.

    Em Cuba, os Castro passam o testemunho do poder, que mantiveram durante quase 60 anos.

    Porto Santo tem em curso um projeto para se transformar na primeira ilha do planeta livre de combustíveis fósseis.

    Uma caricatura do mundo em que vivemos.