I Liga. Benfica e FC Porto iniciam corrida final ao título de campeão

I Liga. Benfica e FC Porto iniciam corrida final ao título de campeão

O líder Benfica e o perseguidor FC Porto disputam est segunda-feira mais uma etapa na corrida ao título português de futebol, ao defrontarem Moreirense e Santa Clara, respetivamente, em jogos da 23.ª jornada da I Liga.

Mário Aleixo - RTP /
Benfica e FC Porto continuam esta segunda-feira a luta pelo título de campeão Hugo Delgado-Lusa

Separados por um ponto, com vantagem para o campeão nacional, os rivais procuram também ultrapassar a eliminação prematura na Liga Europa, nos 16 avos de final, frente aos ucranianos do Shakhtar Donetsk e aos alemães do Bayer Leverkusen.

A equipa encarnada recebe às 20h45 a única equipa que a derrotou na época passada em pleno Estádio da Luz, por 3-1, mas que na temporada 2019/2020 venceu apenas um dos 11 encontros que disputou fora de casa no campeonato, no qual ocupa o 12.º lugar.

O mínimo deslize poderá custar a liderança da prova ao Benfica, que em fevereiro desbaratou seis pontos no curto espaço de uma semana, ao perder no estádio do FC Porto (3-2) e na receção ao Sporting de Braga (1-0), permitindo que os "dragões" reentrassem na luta pelo título.

À exceção dos lesionados de média e longa duração como Gabriel e André Almeida a equipa encarnada apresenta-se na máxima força.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida o treinador dos encarnados, Bruno Lage, admite que a pressão é máxima e espera um adversário competente.



Na formação dos "cónegos" a única novidade deverá ser a inclusão de Alex Soares em substituição de Nuno Santos que está impedido de jogar por estar emprestado pelo clube lisboeta.

No lançamento do desafio o técnico dos nortenhos, Ricardo Soares, prometeu uma equipa igual a si própria embora reconheça a qualidade do Benfica.


O árbitro do jogo é Fábio Veríssimo e o relato é na Antena 1 com o jornalista Alexandre Afonso, a reportagem de Nuno Perlouro e os comentários de José Nunes.

O vice-campeão nacional desloca-se antes (19h30, hora de Lisboa) ao reduto do Santa Clara, na expectativa de bater o nono classificado da I Liga e prolongar a série de cinco triunfos seguidos na prova, o que lhe permitiria ascender ao comando provisório, colocando o Benfica sob pressão.

Rafael Ramos, a cumprir castigo, é a baixa anunciada nos açorianos.

Na conferência de imprensa de antevisão do encontro o treinador  da equipa insular, João Henriques, apesar de reconhecer que a sua equipa está tranquila na tabela classificativa, apela à concentração dos seus jogadores.



Do lado dos portistas Zé Luís está indisponível.

No lançamento do jogo o técnico dos azuis e brancos, Sérgio Conceição, admitiu tratar-se de um jogo difícil.



O árbitro do jogo é Carlos Xistra e o relato é na Antena 1 com o jornalista Fernando Eurico, a reportagem de Gonçalo Cordeiro e os comentários de Manuel Queiroz.


A 23.ª ronda, mais dispersa do que o habitual devido aos jogos das equipas portuguesas na Liga Europa, encerra na terça-feira, com a visita do Sporting a Famalicão, para defrontar a equipa sensação da primeira volta, mas em queda acentuada, ocupando o sétimo posto.

Os "leões" procuram também recolocar-se a apenas um ponto de distância do Sporting de Braga, que no domingo se impôs por 2-1 na deslocação ao estádio do Marítimo e aumentou, provisoriamente, para quatro a vantagem sobre a equipa lisboeta.

Programa e resultados da 23.ª jornada:

- Sexta-feira, 28 fev:

Portimonense -- Vitória de Setúbal, 0-0

- Sábado, 29 fev:

Rio Ave - Belenenses SAD, 0-0

Boavista - Gil Vicente, 0-1

- Domingo, 1 mar:

Desportivo das Aves - Paços de Ferreira, 1-3

Marítimo - Sporting de Braga, 1-2

Vitória de Guimarães - Tondela, 2-0

- Segunda-feira, 2 mar:

Santa Clara -- FC Porto, 18h30 locais (19h30, horas de Lisboa)

Benfica - Moreirense, 20h45

- Terça-feira, 3 mar:

Famalicão - Sporting, 20h00


PUB