I Liga. Benfica e Sporting protagonizam o dérbi dos dérbis, o clássico dos clássicos

por Mário Aleixo - RTP
O cenário está pronto para receber o jogo mais desejado do futebol português Lusa (arquivo)

Benfica e Sporting disputam esta sexta-feira, no Estádio da Luz, o dérbi lisboeta que poderá mexer com o topo da classificação da I Liga de futebol, em jogo da 13.ª jornada, pouco após o rival FC Porto visitar o Portimonense.

O jogo entre "águias" e "leões", campeões em título, pode provocar alterações na frente da classificação, num momento do campeonato em que a liderança é partilhada por Sporting e FC Porto, ambos com mais um ponto do que o Benfica, terceiro classificado.

O jogo tem início às 21h15, já depois de ter terminado o embate entre Portimonense e FC Porto (começa às 19h00), com os "dragões" a poderem capitalizar o confronto entre os dois rivais, igualmente candidatos ao título.

Num momento de novos constrangimentos motivados pela pandemia de covid-19 – essa circunstância obriga à apresentação de testes negativos e certificado de vacinação em recintos ao ar livre com mais de 5.000 espetadores. Todas as entidades que envolvem o universo futebol convidam os espetadores a comparecerem cedo no estádio.


Os "leões" não podem contar com o capitão Coates. O central leonino teve um teste positivo ao coronavírus e vai estar ausente do dérbi, bem como Rúben Vinagre, Jovane Cabral e João Palhinha, que saiu lesionado na última ronda, enquanto no Benfica Lucas Veríssimo, Rodrigo Pinho, Radonjic e Diogo Gonçalves, todos lesionados.


Os três "grandes" têm os jogos da jornada antecipados para hoje, antes da sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, na próxima semana, com o Sporting já apurado para os oitavos de final, e Benfica e FC Porto ainda a tentarem uma vaga na fase seguinte.

Ainda na 13.ª ronda, o Moreirense-Tondela foi adiado para 3 de janeiro, devido a um surto do coronavírus nos visitantes, o que também acontecerá na visita do B SAD ao Vizela, prevista para segunda-feira, face ao isolamento de todo o plantel dos lisboetas e da notificação enviada aos minhotos, por "indicação expressa" das autoridades de saúde.
pub