Rui Vitória de saída do Benfica

por RTP
Vitória não resistiu à derrota em Portimão Tiago Petinga - Lusa

O técnico não resistiu ao mau resultado do Benfica em Portimão e está de saída do clube da Luz. Bruno Lage, treinador da equipa B, assume o comando técnico dos encarnados. Rui Vitória sai no decorrer da quarta temporada, tendo vencido dois campeonatos e uma Taça de Portugal.

O Benfica já anunciou a saída do treinador com um comunicado publicado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários.

"A Sport Lisboa e Benfica Futebol, SAD informa, nos termos e para o efeito do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, que chegou a um princípio de acordo com o treinador Rui Carlos Pinho da Vitória para a rescisão do contrato de trabalho desportivo com efeitos imediatos".

A saída do técnico de 48 anos acontece um dia depois da terceira derrota do Benfica no campeonato, frente ao Portimonense. A equipa da Luz perdeu no Algarve com dois autogolos dos centrais encarnados Rúben Dias e Jardel.

Este é um segundo episódio da saída de Rui Vitória do Benfica, depois de no fim de Novembro Luís Filipe Vieira ter tomado a decisão de despedir e técnico, tendo voltado atrás na sua escolha. O clube já reagiu no site oficial confirmando que a rescisão tem "efeitos imediatos ao dia de hoje".

"Ao treinador Rui Vitória fica o público reconhecimento de todos os Benfiquistas pelo valioso e meritório trabalho efetuado, que permitiu a conquista dos mais diversos títulos (2 Campeonatos, 1 Taça de Portugal, 2 Supertaças e 1 Taça da Liga", acrescentou o Benfica.

À 15.ª jornada da Liga Portuguesa, os encarnados têm apenas 32 pontos, o pior registo de um treinador encarnado nos últimos dez anos. Para além da derrota no Algarve, o Benfica também perdeu no Jamor, frente ao Belenenses, e em casa, com o Moreirense.

No próximo domingo, frente ao Rio Ave, será Bruno Lage (técnico da equipa B) a estar no banco do Benfica.
Campeão pelo Benfica

Rui Vitória chegou ao clube da Luz na temporada 2015/16, após uma saída conturbada de Jorge Jesus, que trocou o clube encarnado pelo rival da 2.ª circular, o Sporting CP. Vindo do Vitória de Guimarães, o treinador foi campeão nas duas primeiras épocas, completando um tetracampeonato na história do Benfica.

Contra o antigo clube, Rui Vitória conquistou também uma Taça de Portugal (2-1 no Jamor) e uma Supertaça (3-1 em Aveiro), tendo no seu pecúlio uma Taça da Liga (ganha frente ao Marítimo).

Nas duas primeiras épocas de águia ao peito, Rui Vitória levou o Benfica aos quartos de final em 2016 e aos oitavos de final em 2017, tornando-se no primeiro técnico a apurar os encarnados para a fase a eliminar da Liga dos Campeões em duas épocas consecutivas (acabando eliminado por Bayern de Munique e Borussia de Dortmund, respetivamente).

Nas duas últimas temporadas, o Benfica ficou pela fase de grupos, sendo que no ano passado, a equipa da Luz bateu o recorde negativo de uma equipa portuguesa na liga milionária. Em seis jogos, o Benfica perdeu as seis partidas, tendo marcado apenas um golo e sofrendo uma derrota de 5-0 na Suíça, frente ao Basileia.

Esta temporada, as águias ficaram no terceiro lugar do grupo e caíram para a Liga Europa, onde vão defrontar o Galatasaray.
Bruno Lage é o treinador que se segue

Numa nota no site oficial, o Benfica confirmou que na partida do próximo domingo, frente ao Rio Ave, vai ser dirigida por Brune Lage. Aos 42 anos, o técnico estava no comando técnico da equipa B desde o início da época.

Em 2012, iniciou uma parceria com Carlos Carvalhal, tendo sido o treinador adjunto em projetos como o Sheffield Wednesday e o Swansea City.

Não é a primeira vez que Bruno Lage está no Benfica, sendo que fez parte dos escalões de formação de 2004 a 2012.
Tópicos
pub