Sp. Braga defende liderança em jornada de Benfica-FC Porto

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Sp. Braga corre na defesa do primeiro lugar no campeonato Hugo Delgado-Lusa

O Sp. Braga defende em casa, frente ao Rio Ave, a liderança da I Liga portuguesa de futebol, numa sétima jornada marcada pela receção do Benfica ao FC Porto.

No jogo grande da ronda, os encarnados, terceiros classificados, recebem os “dragões”, segundos, no domingo, às 17h30, no Estádio da Luz, numa partida em equipas com baixas.

O Benfica não deverá contar com Jardel, Gabriel e João Félix, lesionados, sendo certa a ausência de Conti, castigado, enquanto no FC Porto o avançado Aboubakar será baixa durante vários meses, depois de ter sofrido uma grave lesão no joelho esquerdo.

Nos últimos 12 encontros no Estádio da Luz para o campeonato entre as duas equipas, as “águias” apenas conseguiram vencer duas vezes, a última das quais em 2013/14, contra cinco triunfos dos azuis e brancos, um dos quais na última temporada, que os deixou mais perto de conquistar o título.

As duas equipas chegam a este encontro após uma ronda europeia vitoriosa, com o Benfica a vencer na Grécia o AEK Atenas, por 3-2, numa partida em que esteve mais de 45 minutos em desvantagem numérica, após a expulsão de Ruben Dias, e o FC Porto a ganhar na receção aos gregos do Olympiacos por 1-0, com um golo de Marega.

Após seis jornadas disputadas, os campeões nacionais têm um ponto de avanço sobre o Benfica e estão a um do líder Sporting de Braga, que recebe no sábado o Rio Ave, quinto a três pontos e em igualdade com o Sporting (quarto).
Sp. Braga defende 1.º lugar na Pedreira
Com apenas um empate na prova, em casa do Santa Clara (3-3), na segunda jornada, o Sp. Braga é uma das duas equipas invictas na prova, tal como o Benfica, e procura, frente ao Rio Ave, a quinta vitória consecutiva.

Pela primeira vez na liderança isolada em seis anos, os “arsenalistas” recebem um Rio Ave igualmente em excelente forma, com três vitórias consecutivas e cinco jogos sem perder.

O Sporting, depois de um triunfo na Ucrânia com o Vorskla Poltava para a Liga Europa, visita no domingo o Portimonense, antepenúltimo classificado, com apenas quatro pontos.

Nas três últimas deslocações a Portimão, os “leões” venceram, somando, no total, seis triunfos, cinco empates e quatro derrotas em casa do conjunto algarvio.

Depois da derrota em Alvalade, o Marítimo procura manter o sexto lugar na receção de sábado ao Vitória de Guimarães, nono classificado, enquanto o Santa Clara, sétimo, recebe esta sexta-feira o Desportivo de Chaves, 10.º, motivado pelo empate com o Benfica na ronda anterior.
pub