Sporting-FC Porto. “Leão” invicto recebe campeão “ferido”

por Mário Aleixo - RTP
Nuno Mendes e Otávio um duelo para se repetir José Coelho-Lusa

O Sporting, ainda invicto na I Liga futebol, e o campeão FC Porto, que averbou a primeira derrota antes do interregno, protagonizam o primeiro clássico de 2020/21, no sábado, no Estádio José Alvalade.

O reduto leonino vai receber o jogo grande da quarta jornada, que marca o regresso das competições profissionais, após a paragem para os duelos das seleções, com os dois rivais lado a lado na tabela, ambos com seis pontos e à procura de igualarem, provisoriamente, o líder Benfica, que tem mais três e visita Vila do Conde no domingo.

Com duas vitórias logo a abrir a competição, perante Sporting de Braga (3-1) e Boavista (5-0), o conjunto liderado por Sérgio Conceição acabou por somar a primeira derrota da temporada na terceira ronda, na receção ao Marítimo (3-2), que impediu os “dragões” de se manterem colados às “águias”.

Nos últimos 13 embates oficiais entre as duas equipas, os portistas têm levado a melhor, vencendo seis e perdendo apenas dois, ambos precisamente em Alvalade, palco do próximo clássico, onde, de resto, a equipa azul e branca triunfou na época passada (2-1), terminando com um “jejum” que durava desde 2008.

Ataque azul contra defesa verde

Alex Telles, entretanto, transferido para o Manchester United, Sérgio Oliveira e Marega, com dois golos cada nas primeiras três jornadas, Corona, Luis Díaz, Pepe e Otávio contribuíram para que o FC Porto tenha o ataque mais concretizador do campeonato, a par do Benfica, com 10 golos marcados.

Pela frente, os “dragões” vão enfrentar uma das melhores defesas da prova, o Sporting, que, tal como Santa Clara e Gil Vicente, ainda não encaixou qualquer golo no presente campeonato.

Contudo, os “leões” têm menos uma partida disputada, já que viram o encontro da ronda inaugural, com os gilistas, ser adiado, devido aos casos de covid-19 que impediram a equipa minhota de viajar até Lisboa.

Com a primeira jornada ainda pendente, a formação liderada por Rúben Amorim venceu os dois jogos realizados até ao momento, nas deslocações a Paços de Ferreira e Portimão, ambos por 2-0, com golos distribuídos por Jovane Cabral, Coates, Nuno Mendes e Nuno Santos.

Se os “dragões” tiveram um deslize para o campeonato, os “leões” caíram com estrondo no “play-off” da Liga Europa, diante dos austríacos do LASK Linz, a meio das duas jornadas da I Liga, e falharam a continuidade nas competições europeias desta época.

Sporting e FC Porto jogam no sábado, a partir das 20h30, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
pub