Famalicão perde 3-0 na Madeira e falha primeiro lugar, Viseu comanda isolado

por Lusa
Legenda da Imagem

O FC Famalicão falhou hoje a subida à liderança isolada da II Liga de futebol, ao perder em casa do União da Madeira por 3-0, em jogo da 17.ª jornada, deixando o Académico de Viseu isolado na frente.

Depois do empate (0-0) dos viseenses em casa do Gil Vicente, no sábado, um triunfo deixaria os famalicenses um ponto na frente do campeonato, mas, com este desaire, acabam a partilhar o terceiro lugar com a Académica, que ganhou 2-0 ao Sporting da Covilhã.

O Académico de Viseu continua primeiro com 32 pontos, seguem-se FC Porto B com 31 e Famalicão e Académica com 30. O Santa Clara poderia colocar-se com 29, mas empatou em casa com a Oliveirense (0-0) e assim queda-se com os mesmos 27 pontos do Penafiel.

A estreia de Ricardo Chéu como treinador do União da Madeira não poderia ter sido melhor, montando uma equipa aguerrida, que se impôs na segunda parte ao Famalicão com golos de Christophe Nduwarugira (47), Geoffrey Malfleury (49) e Rodrigo Henrique (70), este numa altura em que os minhotos arriscavam tudo na procura de reverter o resultado.

A Académica, que não perde há sete jornadas, foi quem mais beneficiou nesta ronda, vencendo o Sporting da Covilhã, por 2-0, com golos de Joel (17), na própria baliza, 10 minutos depois de Djoussé acertar na trave, e Chiquinho (70), na conversão de uma grande penalidade.

Leixões e Nacional continuam a perder gás e empataram 2-2, prolongando a série de jogos sem vencer: estes adversários ganharam apenas um dos últimos sete desafios na II Liga, afastando-se progressivamente dos lugares da frente.

Belima (11) e Bruno Lamas (76), de penálti, deram sucessivas vantagens aos matosinhenses, mas os madeirenses reagiriam com golos de Camacho (71) e Vítor Gonçalves (85).

O Penafiel impôs-se ao Arouca por 2-0, ultrapassando-o na classificação, com golos de Gleison, aos 13 minutos, e de João Paulo, aos 25, vantagem madrugadora que permitiu gerir o resultado, que podia ter sido ampliado, quando os visitantes foram mais ousados no segundo tempo.
pub