Atletismo Mundiais. Tobi Amusan bate recorde do mundo dos 100 metros barreiras

por Lusa
Tobi Amusan não era a favorita mas bateu toda a concorrência Erik S. Lesser-Epa

A nigeriana Tobi Amusan bateu no domingo em Eugene, Estados Unidos, o recorde do Mundo dos 100 metros barreiras, que correu em 12,12 segundos, no decorrer da primeira semifinal dos Campeonatos do Mundo de atletismo.

A marca, conseguida com vento favorável de 0,9 metros por segundo, retira oito centésimos ao anterior recorde, da norte-americana Kendra Harrison e que durava desde 2016.

Amusan bateu o recorde, com 12,12 segundos, nas semifinais. Venceu na final, ela que não era favorita, só que o vento irregular não permite a homologação do que seria novo recorde.

Fora das previsões estava o sucesso de Amusan nas barreiras, ganhando a final em 12,06 segundos, mas com vento a soprar a 12,06.

Para a história fica o recorde de 12,12 conseguidos na semifinal que ganhou, ao lado da anterior recordista, a norte-americana Kendra Harrison.

Na final, foi necessário recorrer aos milésimos para desempatar a prata da jamaicana Britany Anderson da porto-riquenha Jasmine Camacho-Quinn, campeã olímpica (12,23 para ambas).

pub