Meia Maratona de Lisboa muda de percurso devido ao vento

por Mário Aleixo - RTP
A Meia Maratona de Lisboa não atravessará este ano a Ponte 25 de Abril, devido às condições atmosféricas adversas que estão previstas Miguel A. Lopes-Lusa

A 28ª edição da Meia Maratona de Lisboa vai realizar-se integralmente na margem norte do Rio Tejo, devido ao vento forte previsto para este domingo e por razões de segurança.

A corrida de atletismo que habitualmente tem partida do tabuleiro da Ponte 25 de abril parte do Eixo Norte-Sul, em Sete Rios, até Alcântara, fazendo-se depois o trajeto normal.


A prova começará mais ou menos em frente ao Jardim Zoológico. O horário de partida mantém-se às 10h30.

A mudança de local de partida foi anunciado este sábado de manhã pelo organizador da prova, Carlos Móia.




"Devido às condições climatéricas, o Conselho de Segurança, que reúne as entidades responsáveis pela gestão da ponte 25 de Abril, considera que não estão reunidas as condições para que a partida das provas EDP Meia Maratona de Lisboa e Mini Maratona Vodafone seja feita a partir da Ponte 25 de Abril", lê-se em comunicado da organização.

"Pela primeira vez, em 28 edições, somos obrigados a acionar o plano B. Estamos conscientes de que a mudança do local da partida é uma notícia triste, principalmente para os participantes, mas é precisamente para garantir a segurança dos mesmos que Conselho de Segurança e parceiros envolvidos na organização tomam esta decisão que está prevista no regulamento", acrescenta a nota.

Os participantes desta meia maratona de Lisboa, que atingiu 35.000 inscritos (seis mil dos quais estrangeiros), percorrerão parte do eixo Norte-Sul em direção à Ponte 25 de Abril até à saída para Alcântara, seguindo depois pelo trajeto previsto na zona ribeirinha de Lisboa.

A prova de elite não será afetada por qualquer alteração, pois tem local de partida em Algés, no concelho de Oeiras.
Referências desportivas
A prova de elite tem a partida marcada para Algés, apresenta como grande referência o eritreu Zersenay Tadese, vencedor da prova em 2010 -- com um recorde do mundo de 58.23 minutos, que ainda se mantém.

No setor feminino reúnem favoritismo as três atletas com a melhor marca pessoal abaixo dos 68 minutos: as quenianas Pasalia Chepkorir Kipkoech e Magdalyne Masai, quinta classificada no ano passado em Lisboa, e a etíope Belainesh Oljira.

Recorde-se que o Metropolitano de Lisboa fornecerá transporte gratuito aos participantes que se apresentarem nas estações com o dorsal, entre as 6h30 e as 19h00 deste domingo.
pub