Nelson Évora está na luta por lugar no pódio

O atleta Nélson Évora está no centro das atenções e das esperanças dos portugueses, esta quinta-feira, no Campeonato da Europa de atletismo de Zurique, ao disputar a final do triplo salto onde acalenta a esperança de poder chegar a um dos três primeiros lugares.

RTP /
Nelson Évora tem a ambição de saltar para o pódio Lusa

Nélson Évora é um dos 12 atletas que ao final da tarde vão lutar pelas medalhas na prova do triplo.

O triplo saltador português, campeão do mundo em 2007 e olímpico em 2008, entra na final com a terceira melhor marca de uma qualificação direta, conseguida em dois saltos.

Évora, último atleta dos 12 a saltar, tem a quinta marca do ano entre os inscritos, com 16,97, relativamente próximo dos russos Aleksey Fyodorov (17,07) e Lyukman Adams (17,29) e dos franceseses Benjamin Compaoré (17,12) e Yoann Rapinier (17,16).

A final do triplo começa depois das 19h00 de Lisboa, 11 horas depois de Ana Cabecinha e Inês Henriques se fazerem à estrada, para uma prova sempre imprevisível, dos 20 km marcha em que a Rússia é a grande potência europeia.

Ana Cabecinha, a recordista nacional, tem a quinta marca entre as inscritas e poderá ser uma possível competidora pelas medalhas, se o dia lhe correr bem.

A espanhola de origem húngara Julia Takacs, este ano com resultados espetaculares, é a grande ausente, tal como a portuguesa Susana Feitor, que tinha feito os mínimos mas a federação portuguesa optou por não inscrever.

Nos 400 metros barreiras Vera Barbosa vem de uma vitória na sua série e hoje nas semi-finais também se espera dela um resultado de bom nível, tanto mais que tem o quinto tempo entre as inscritas e uma delas, a ucraniana Hanna Ryzhykova, vice-campeã em título, já foi afastada.

Dificilmente Carla Tavares e David Lima passarão a primeira ronda dos 200 metros - a passagem às meias-finais seria mesmo uma grande feito, para eles.

Nas qualificações do salto com vara - em que o francês Renaud Lavillenie é a grande figura - tanto Edi Maia como Diogo Ferreira não estão entre os 12 melhores, à partida. Mas ambos já passaram, nesta época ou na anterior, os 5,65 metros do apuramento direto.



PUB