Renaud Lavillenie tenta ganhar o salto à vara

A final do salto com vara masculino, com o francês Renaud Lavillenie como o principal favorito, é a prova mais interessante de hoje, terceiro dia dos Mundiais de atletismo de Moscovo, sem portugueses a competir.

Mário Aleixo c/Lusa /
Legenda da Imagem EPA

Além da vara, disputam-se hoje também as finais masculinas de 110 metros barreiras e lançamento do martelo e as femininas dos 100 e 400 metros e do lançamento do peso.

Pela primeira vez, o campeão olímpico gaulês terá a companhia numa grande competição do seu irmão, Valentin Lavillenie - já não acontecia dois irmãos
qualificarem-se para a final da vara desde os Bubka.

Mau grado a excelência da escola francesa da vara, Renaud Lavillenie procura fazer história, já que nunca os gauleses ganharam em Mundiais. A melhor réplica deve vir dos alemães, Raphael Oldzeppe e Bjorn Otto, e do norte-americano Brad Walker.

Nas barreiras altas, ainda se vai para meias-finais e estão em prova o campeão olímpico, Aries Merrit (EUA), e o mundial, Jason Richardson (EUA), entre outros.

Também no martelo se reecontram o campeão do Mundo, Kristian Pars (Hungria) e o olímpico, Koji Murofushi (Japão), tal como o melhor do ano, Sergei Litvinov (Rússia).

No setor feminino, consagra-se a nova "rainha" da velocidade - a final dos 100 metros encerra o dia.

Carmelita Jeter (EUA) defende o título e Shelly-Ann Fraser-Price (Jamaica) chega com a coroa olímpica. A nigeriana Blessing Okagbare também está rapidíssima, em 2013.

Nos 400 metros, espera-se que prossiga o domínio da campeã, Amantle Montsho, do Botswana, de novo em grande forma, após um 2012 mais "apagado". É a melhor do ano e está ao seu melhor nível de sempre.

Ainda mais previsível é o desfecho do lançamento do peso. Valerie Vili Adams, da Nova-Zelândia, dominadora absoluta da modalidade, aponta para quarto título mundial consecutivo.
PUB