Tyson Gay faz melhor marca do ano nos 100 metros e desafia Bolt nos Mundiais

Tyson Gay estabeleceu a melhor marca do ano dos 100 metros, nos campeonatos dos Estados Unidos, e garantiu presença nos Mundiais de atletismo, em Moscovo, onde vai encontrar Usain Bolt, campeão olímpico, que venceu os "trials" da Jamaica.

Lusa /
Tyson Gay ficou em quarto lugar na final dos 100m nos Jogos Olímpicos de Londres 2012. REUTERS/Dylan Martinez

Tyson Gay impressionou com os 9,75 segundos alcançados na sexta-feira, batendo claramente Justin Gatlin, campeão olímpico de 2004, que correu em 9,89, embora com um ligeiro problema numa coxa, depois de ter imposto uma rara derrota a Usain Bolt este mês, em Roma.

Charles Silmon, cronometrado em 9,98 segundos (9,972), garantiu a terceira vaga nos Mundiais de agosto, por apenas dois milésimos de segundo de vantagem sobre Michael Rodgers (9,974).

Na Jamaica, Bolt, bicampeão olímpico de 100, 200 e 4x100 metros, cruzou a meta em 9,94 segundos, enquanto o seu companheiro de treino Kemar Bailey-Cole ficou em segundo, com 9,98.

Nickel Ashmede foi terceiro, com um registo de 9,99, ao passo que Asafa Powell, antigo campeão do Mundo e ex-recordista mundial, não foi além de um sétimo lugar (10,22).

Assim, está á vista um duelo entre Bolt e Gay em Moscovo, no qual se poderá intrometer Yohan Blake, que não participou nos campeonatos jamaicanos, devido a uma lesão, mas terá direito a ser selecionado, na condição de campeão mundial em título.
PUB