Basquetebol
Itália vence e coloca em risco presença da Espanha nos oitavos do Eurobasket
A Itália colocou em risco a presença da Espanha nos oitavos de final do Eurobasket, cujo grupo B decorre em Berlim, ao vencer o conjunto ibérico por 105-98, na terceira jornada da prova.
De nada valeu aos espanhóis mais uma grande exibição de Pau Gasol, 'astro' dos Chicago Bulls e da NBA, que terminou a partida com 34 pontos, 10 ressaltos e cinco assistências.
A Itália foi mais eficaz a atacar o cesto e contou com as excelentes exibições de Gallinari (29 pontos, oito ressaltos e seis assistências) e Bellineli (27 pontos e sete assistências), dois basquetebolistas que fizeram a diferença nos momentos decisivos.
No denominado 'grupo da morte', a candidata Sérvia, vice-campeã mundial, somou a terceira vitória consecutiva, após bater a Islândia por 93-64, garantindo a presença nos oitavos de final da competição. Na mesma série, a Turquia superou a Alemanha por 80-75, com o poste Semih Erden a somar 16 pontos e nove ressaltos.
Na série C, a Grécia mantém-se invicta e a reforçar a ideia de que pode ser uma real candidata à conquista do título. O triunfo sobre a Geórgia, por 79-68, não deixa margem para dúvidas. O base grego Nick Calathes, ao contabilizar 19 pontos (com quatro triplos) e oito assistências, marcou o desfecho do encontro.
Num duelo entre conjuntos balcânicos, a Croácia venceu a Macedónia por 73-55 e assegurou, para já, a segunda posição desta 'poule', liderada pela Grécia, uma tradicional potência do basquetebol europeu.