ÚLTIMA HORA
Euro2024. Espanha é Campeã da Europa ao bater na final a Inglaterra por 2-1

White substitui Leonard na equipa dos EUA de basquetebol

por Mário Aleixo - RTP
Kawhi Leonard está fora da equipa norte-americana Reuters

Derrick White, campeão da NBA pelos Boston Celtics, foi o escolhido para representar os Estados Unidos nos Jogos Olímpicos Paris2024 em substituição de Kawhi Leonard.

O jogador dos Los Angeles Clippers, que tinha sido o 12.º e último eleito, foi excluído dos convocados norte-americanos, “apesar de estar pronto para competir”, numa decisão tomada em consonância da USA Basketball e o conjunto californiano.

De acordo com o comunicado da federação norte-americana, foi decidido que, para Kawhi Leonard, “seria melhor passar o resto do verão a preparar-se para a época 2024/25 do que participar nos Jogos Olímpicos Paris2024”.

White reforça, assim, o contingente dos Boston Celtics, a equipa na qual alinha o internacional português Neemias Queta, juntando-se a Jayson Tatum e Jrue Holiday.

LeBron James (Los Angeles Lakers), Stephen Curry (Warriors) e Kevin Durant (Phoenix Suns) são as principais figuras do conjunto comandado por Steve Kerr (Warriors), secundadas pelo naturalizado Joel Embiid (Philadelphia 76ers), Anthony Davis (Lakers) e Jayson Tatum.

Devin Booker (Suns), Anthony Edwards (Minnesota Timberwolves), Jrue Holiday, Bam Adebayo (Miami Heat), Tyrese Haliburton (Indiana Pacers) e White completam a formação norte-americana.


Durant já conta três ouros olímpicos, enquanto LeBron sagrou-se campeão em 2008 e 2012, depois do bronze de 2004.

Os Estados Unidos venceram 16 dos 20 torneios de basquetebol masculino dos Jogos Olímpicos, enquanto a União Soviética ganhou dois (1972 e 1988), a Jugoslávia um (1980) e a Argentina outro (2004), o único dos últimos oito – desde o ‘Dream Team’ de 1992 - que os norte-americanos falharam.


PUB