Benfica
Académica 2 - 3 Benfica
Estão nove pontos em jogo até ao final do Campeonato e o Benfica precisa de apenas quatro para garantir a conquista do ceptro. Hoje, em Coimbra, os encarnados venceram por 3 a 2.
Fim do jogo
90+2' - Cartão amarelo para Maxi Pereira.
Três minutos de compensação.
87' - Golo do Benfica - Tiero remata de muito longe, a mais de 35 metros da baliza e a descreve uma curva que trai completamente o guardião benfiquista, entrando no meio da baliza. Quim fica um bocado chamuscado, nesta jogada....
83' - Substituição na Académica - Miguel Fidalgo rende Luiz Nunes.
82' - Cartão amarelo para Diogo Gomes, por protestos
82' - Cartão amarelo para Javi Garcia, por palavras dirigidas ao árbitro.
79' - Golo do Benfica - Di Maria tira uma jogada a papel químico da que deu o segundo golo dos encarnados. Só que, como Weldon já não está em campo, foi Rubem Amorim a aparecer para empurrar a bola para o fundo da baliza da Académica. Nova obra de arte do jovem argentino do Benfica.
78' - Substituição no Benfica - Aimar cede o lugar a Ramires.
77' - A Académica reclama grande penalidade por pretensa falta (empurrão) de Sidnei a Éder, mas o árbitro nada assinala. As imagens televisivas parecem dar razão a Carlos Xistra.
A Académica parece ter esgotado as possíveis soluções para chegar ao golo e o Benfica tem-se limitado a gerir o jogo. com muito poucas das suas características acelerações
73' - Cartão amarelo para Berger, por falta sobre Alan Kardec.
Jogo parado, com Fábio Coentrão a ter de ser asssitido fora do terreno de jogo.
68' - Substituição no Benfica - Alan Kardec ocupa o lugar de Weldon, que sai esgotado, mas com dois golos na conta pessoal.
O Benfica vai gerindo o resultado, enquanto que no Estádio da Académica ecoa com fragor o nome do clube visitante, cada vez mais perto de conquistar o título nacional.
64' - Imagem de marca: bomba de Carlos Martins a 35 metros da baliza e a bola a embater com grande violência no poste esquerdo de Rui Nereu. Espectacular lance de futebol!
59' - Di Maria, isolado perante Rui Nereu, falha escandalosamente o terceiro golo do Benfica. O argentino permite a defesa ao guardião da Académica.
57' - Éder falha o golo por milímetros ao cabecear com muito perigo na sequência de uma bola longa posta na área benfiquista por Diogo Gomes. Quim já estava fora do lance.
56' - Substituição no Benfica - Carlos Martins rende Cardozo. Previsão de Joaquim Rita cem por cento correcta!
Carlos Martins prepara-se para entrar em campo, talvez por troca com um dos avançados (Cardozo ou Weldon), na opinião do comentador da Antena1 Joaquim Rita.
53' - Cartão amarelo para Ruben Amorim, por ter agarrado a camisola de um adversário.
Jogo muito mais descansado nos cinco minutos inaugurais da segunda parte, comparativamente com a correria do primeiro tempo...
19h03 - Recomeço da partida, com a Académica a apresentar Vouho em vez de João Ribeiro. No Benfica, Jorge Jesus opta por não mexer no onze titular.
Intervalo
Dois minutos de compensação.
41' - Golo do Benfica - Di Maria faz maravilhas pelo lado esquerdo e cruza atrasado para o centro da área da Académica, onde aparece Weldon para bisar e pôr de novo o Benfica em vantagem.
O jogo desenrola-se a uma velocidade alucinante, de parte a parte, praticamente desde os 20 minutos...
37' - Rui Nereu desfaz com uma palamada um cruzamento perigosíssimo de Fábio Coentrão pela ala esquerda do ataque benfiquista.
31' - Excelente remate longo de Nuno Coelho passa a pouquíssima distância da baliza do Benfica, com Quim já batido. A Académica está muito mais desinibida nesta altura do jogo.
28' - Golo da Académica - Remate de meia distância de pé esquerdo por Diogo Gomes, com a bola a resvalar nas costas de Javi Garcia e a trair Quim, que se atirava para o lado contrário.
28' - Corte providencial de Fábio Coentrão a impedir uma jogada de grande perigo por Sougou.
25' - Cartão amarelo para Sougou, por falta por detrás sobre Maxi Pereira.
21' - Rui Nereu é obrigado a fazer uma enorme defesa depois de intervir numa série de disparates feitos por toda a defensiva academista, em sucessivos atrasos que iam sendo aproveitados por Weldon. A defesa da Académica está com os joelhos a tremer e, por causa disso, esteve à vista o segundo golo do Benfica!
14' - Cartão amarelo para Luiz Nunes, por ter derrubado Weldon, que fugia sem oposição em direcção à baliza após desmarcação de Cardozo. O livre subsequente pode levas muito é perigo para a baliza de Nereu, mas Aimar atira contra a barreira.
13' - Ruben Amorim faz uma falta feia sobre um adversário, mas o árbitro decide ter apenas uma pequena conversa com o médio encarnado.
8' - David Luiz tem mais uma das suas habituais falhas defensivas, Éder recolhe a bola e avança para a área, mas o central brasileiro do Benfica ainda consegue cortar o remate pela linha de fundo. Na sequência da marcação do pontapé de canto, Luiz Nunes cabeceia com selo de golo, mas Quim mergulha para o seu lado esquerdo e faz uma excelente defesa a evitar o golo da igualdade.
2' - Golo do Benfica - Weldon entra no meio de quatro ou cinco homens da Académica e aproveita, de cabeça, uma bola que ficou a saltitar na pequena área. Foi na sequência de um lançamento longo de linha lateral por Maxi. Péssima actuação do bloco defensivo dos estudantes.
O Benfica conquista o primeiro pontapé de canto ainda antes de passado o primeiro minuto de jogo. E o segundo logo a seguir.
18h00 - Início da partida. Sai a Académica.
Equipas:
Académica
Rui Nereu; Pedrinho, Markus Berger, Luiz Nunes, Emídio Rafael; Nuno Coelho, Tiero, Diogo Gomes, Sougou; João Ribeiro, Éder
Suplentes
Ricardo, Amoreirinha, Pedro Costa, Cris, Jonathan Bru, Miguel Fidalgo, Vouho
Treinador: André Villas-Boas
Benfica
Quim; Maxi Pereira, David Luiz, Sidnei, Fábio Coentrão; Javi García, Ruben Amorim, Aimar, Di María; Weldon, Cardozo
Suplentes
Moreira, Miguel Vítor, Airton, Carlos Martins, Ramires, Nuno Gomes, Alan Kardec
Treinador: Jorge Jesus
Árbitro: Carlos Xistra
- Acompanhe aqui, em directo, o resumo escrito das principais incidências do jogo e ouça o relato da partida na Antena1, por Alexandre Afonso e Pedro Ribeiro, com os comentários de Joaquim Rita.