Benfica
Benfica 3 - 1 Gil Vicente
O Benfica bateu com muita dificuldade o Gil Vicente, com a equipa de Paulo Alves a vender bem cara a derrota. Os gilistas chegaram mesmo a ameaçar um resultado muito diferente nesta deslocação ao estádio da Luz. O Benfica mantém-se líder da I Liga à 16.ª jornada.
Fim do jogo.
Três minutos de compensação.
89' - Substituição no Benfica - Sai Rodrigo, entra Luis Martins.
88' - Roberto só tinha de encostar o pé à bola, mas falha infantilmente o segundo golo do Gil.
87' - Cartão amarelo para Rodrigo, por protestos.
85' - Substituição no Gil Vicente - Sai Hugo Vieira, entra Roberto.
79' - Substituição no Gil Vicente - Sai Luis Manuel, entra Yero.
76' - Substituição no Gil Vicente - Sai Daniel, entra Guilherme
73' - Golo do Benfica - Aimar é servido por Nolito na grande-área e mata o jogo numa entrada de rompante sem hipóteses para Adriano.
72' - Golo do Benfica - Rodrigo desbloqueia o jogo com um remate de longe com uma bbomba disparada de longe, com a bola a a resvalar num defesa gilista e a deixar Adriano sem quaisquer hipóteses. Muita sorte para o Benfica.
Excelente segunda parte do Gil Vicente, até ao momento, a contrastar com o mau jogo do Benfica.
70' - Cartão amarelo para André Cunha, por pontapear a bola com o jogo interrompido.
68' - Substituição no Benfica - Sai Javi Garcia, entra Bruno César.
68' - Velocíssimo contra-ataque do Gil Vicente leva de novo muito perigo para os da casa. No final da jogada, Hugo Vieira faz uma diagonal da direita para o meio e solta um bom remate de pé esquerdo para uma boa defesa de Artur, em dois movimentos.
Bruno César prepara-se para entrar em jogo.
65' - Caiçara entra com muito perigo pela esquerda e cruza para o meio, onde aparece Pedro Moreira que, antes de conseguir o remate, permite a intervenção de Luisão.
60' - Livre indireto na área do Benfica, depois do árbitro ter considerado atraso de Witsel a Artur Moraes. O perigo passa, porque Rodrigo Galo faz um remate sem nexo.
Ouvem-se muitos assobios no estádio da Luz, evidenciando a impaciência dos adeptos do Benfica.
57' - Contra-ataque venenoso do Gil, com Hugo Vieira a serpentear na zona frontal à baliza do Benfica. Luisão é ultrapassado, mas a dobra de Garay resolve na Hora H. Muito perigoso.
56' - Substituição no Benfica - Sai Gaitán, entra Aimar.
Dez minutos decorridos na segunda parte e após um impulso do Gil Vicente que quase resultou num golo, os homens de Paulo Alves voltaram a adotar uma postura defensiva.
52' - Cartão amarelo para Daniel, do Gil Vicente, por demora na reposição da bola em jogo.
O Gil Vicente entrou com grande vigor nesta segunda parte. Do lado do Benfica, Aimar começa a aquecer.
47' - Fantástica defesa de Artur a um remate à queima-roupa de Hugo Vieira. O guarda-redes do Benfica evitou que o Gil se pusesse em vantagem.
47' - Garay compromete, mas depois consegue recuperar e cede canto.
21h17 - Recomeça a partida. Não houve substituições ao intervalo.
Intervalo.
Um minuto de compensação.
42' - Novo lance de muito perigo criado pelo Gil Vicente. Desta vez, Artur opõe-se com sucesso ao remate do gilista - André Cunha, neste caso - atirado a partir da zona da meia-lua, mas sem grande força.
39 - Golo do Gil Vicente - Rodrigo Galo aproveita da melhor maneira uma segunda bola na sequência de um pontapé de canto. Artur defende o canto com os punhos para fora da área, onde aparece Galo, que atira a contar para um grande golo.
38' - Cardozo dispõe de um livre direto à sua medida, a 28 metros da baliza adversária, ligeiramente descaído para a direita, mas a bola sai muito por cima.
35 minutos. O jogo continua tal como estava antes do golo de Cardozo: Benfica a fazer uma exibição muito pouco inspirada e o Gil Vicente a dar perfeitamente conta do recado, com a importante - e, até agora, decisiva - exceção da clamorosa falha de marcação que facilitou o trabalho ao avançado paraguaio do Benfica.
26' - Golo do Benfica - Cardozo, isolado na grande-área do Gil Vicente, responde de cabeça ao cruzamento saído de um pontapé livre marcado por Nolito. A falta que originou o lance de bola parada é inexistente.
20' - Cruzamento largo de Rodrigo, concluindo trabalho virtuoso junto à lateral esquerda; Cardozo consegue o cabeceamento ligeiramente por cima da trave da baliza do Gil Vicente. Primeiro lance de perigo criado pelo Benfica.
18' - Novo contra-ataque muito perigoso do Gil, por André Cunha, mas Garay faz um corte precioso à entrada da grande-área encarnada.
O domínio do Benfica chega a ser sufocante, mas as bolas não chegam ao setor avançado da equipa de Jorge Jesus. A marcação defensiva do Gil Vicente é irrepreensível e os alas do Benfica também não estão a conseguir encontrar argumentos para criar lances de desequilíbrio.
13' - Grande oportunidade de golo para Richard, do Gil Vicente. Num lance de insistência pelo flanco direito do ataque nortenho, bola é cruzada para a pequena-área, onde aparece Richard que, com a baliza à sua mercê, permite o corte providencial de Luisão.
Dez minutos. Tudo na mesma. Jogo de sentido único para a baliza do Gil Vicente, mas sem oportunidades de golo nem outros lances salientes.
Os primeiros cinco minutos de jogo mostram o Benfica a carregar constantemente sobre o Gil Vicente, que está, para já, apenas preocupado em conter a pressão inicial da equipa da casa. No entanto, até agora ainda não houve lances de perigo iminente para a baliza defendida por Adriano.
20h15 - Início do jogo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Equipas:
Benfica
Artur, Maxi Pereira, Garay, Luisão, Emerson, Javi Garcia, Witsel, Gaitan, Nolito, Rodrigo, Cardozo
Suplentes
Eduardo, Bruno César, Jardel, Luís Martins, Aimar, Nélson Oliveira, Saviola
Treinador: Jorge Jesus
Gil Vicente
Adriano, Daniel, Cláudio, Halisson, Júnior Caiçara, Luís Manuel, Pedro Moreira, André Cunha, Rodrigo Galo, Richard, Hugo Vieira
Suplentes
Jorge Baptista, Tó Barbosa, Yero, Paulo Lima, Mauro, Roberto, Guilherme
Treinador: Paulo Alves
Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhe o relato deste jogo em direto na Antena1, com relato de Alexandre Afonso, comentários de José Nunes reportagem de André Silva.