Benfica 5 - 0 Olhanense

Com um penálti favorável aos dois minutos e a jogar contra dez a partir dos oito, o Benfica fez a sua parte e cilindrou o Olhanense por 5 - 0. Di Maria brilhou de novo; Cardozo fez hat-trick e já é o melhor marcador da I Liga. Cabe ao Sp.Braga a próxima cartada. Se perderem pontos amanhã na Figueira da Foz, os arsenalistas ficam sem hipóteses de chegar ao primeiro lugar e o Benfica será campeão já este fim de semana. Em caso de vitória bracarense contra a Naval, os encarnados ficarão a precisar de apenas um ponto dos seis que restarão por distribuir.

Sérgio Alexandre /
Cardozo fez hat-trick e ulltrapassou Falcao na lista dos artilheiros do Campeonato Foto: Antena1


Final da partida

Três minutos de compensação.

89' - Grande defesa de Bruno Veríssimo a remate de Di Maria, que recebe um passe longo de Luisão e, sem deixar a bola bater no solo, ajeita e pontapeia. A defesa de Bruno Veríssimo é de grande qualidade, talvez a melhor do jogo.

88' - Cardozo volta a perder um golo feito.

Lionn abandona o relvado de maca. Olhanense com nove unidades

86' - Ao retardador, Lucílio Baptista mostra cartão amarelo a Maxi Pereira.

85' - Maxi Pereira faz uma entrada duríssima sobre Lionn, que fica em muito mau estado. A lesão pode ser grave.

83' - Castro flecte da esquerda para o centro do terreno e desfere um poderoso remate, obrigando Quim a ceder canto com uma grande defesa.

81' - Substituição no Olhanense -
Sai Ukra, para a entrada de Rabiola.

81' - Substituição no Benfica -
Nuno Gomes entra para o lugar da Pablo Aimar.

80' - Di Maria cruza de trivela e Cardozo não consegue esticar a perna o suficiente para marcar de novo.

78' - Golo do Benfica - Aimar aproveita um ressalto na grande-área olhanense depois de um remate de Saviola. O 10 do Benfica marca o seu quarto golo da temporada.

78' - Di Maria dribla pela esquerda e dispara com muito perigo com Bruno Veríssimo a mergulhar e a defender para a frente. Aimar aparece para a recarga, mas remata contra um defensor algarvio.

76' - Cardozo falha o poker por milímetros ao cabecear ligeiramente por cima da trave uma bola cruzada com rigor por Ramires.

69' - Em zona frontal, Ramires dispara um míssil a 25 metros da baliza algarvia, com a bola a  sair um tudo-nada desenquadrada do alvo. Grande remate do brasileiro, que está a fazer um óptimo jogo.

67' - Excelente defesa de Bruno Veríssimo a negar o golo a Fábio Coentrão, após nova assistência de Di Maria.

Para o Olhanense, o terreno de jogo só tem 70 metros, porque contam-se pelos dedos das mão as vezes que os algarvios chegaram à área do Benfica.

64' - Dupla substituição no Olhanense - Yazalde e Toy entram para os lugares de Djalmir e de Gregg.

60' - Cartão amarelo para Aimar, por mão na bola.

59' - Dupla substituição no Benfica - Weldon e Ruben Amorim abandonam o relvado; Saviola e Maxi Pereira entram em campo.

55' - Golo do Benfica - Cardozo, novamente a marcar, e Di Maria, também novamente, a fazer o passe de morte, agora pela esquerda. Cardozo completa um hat-trick e ultrapassa Falcao na lista de artilheiros do Campeonato.

53' - Cartão amarelo para Cardozo, por ter despido a camisola durante os festejos do golo.

53' - Golo do Benfica - Grande jogada colectiva do Benfica, com Angel Di Maria na meia-lua a fazer uma brilhante assistência de letra para Cardozo, que bate com força para o fundo da baliza.

49' - Falhanço de Bruno Veríssimo entre os postes e Cardozo quase chega à bola. Era só empurrar, mas o paraguaio não chegou lá... Que falha do guarda-redes algarvio!

22h21 - Recomeço da partida, sem alterações nos alinhamentos de ambas as equipas.

Intervalo

Um minuto de compensação.

44' - Numa das raras vezes em que o Olhanense conseguiu chegar à area defensiva do Benfica, Gregg trabalha bem sobre Luisão, mas atrapalha-se e perde uma boa oportunidade para causar perigo.

44' - Di Maria tenta oferecer o golo a Cardozo e fez um disparate, quando podia ter marcado.

Di Maria vai partindo rins, à esquerda e à direita, mas não é o único. O Benfica não sai da proximidade da baliza adversária. Parece que há um muro que não permite a subida dos jogadores algarvios.

38' - Na esquerda, Weldon cruza o meio da área e Cardozo chega ligeiramente atrasado. O paraguaio não parece a cem por cento fisicamente.

Só dá Benfica neste jogo! Para o Olhanense já seria difícil com 11 jogadores; com dez, parece virtualmente impossível travar a marcha triunfal do Benfica rumo ao ceptro nacional...


36' - Aimar lança um novo passe fatal para a esquerda, onde aparece Weldon a obrigar Bruno Veríssimo a uma excelente defesa. A jogada é de novo invalidada por fora-de-jogo de Weldon.

35' - Estupenda diagonal de Fábio Coentrão, a servir Cardozo com um passe curto magistral, mas o paraguaio estava em fora-de-jogo. Brilhante jogada do esquerdino português.

33' - Di Maria faz uma descida pelo lado direito e serve no meio Weldon que remata ao lado. No entanto, é marcada posição irregular ao atacante brasileiro .

30' - Javi Garcia puxa a culatra atrás e arranca um remate do meio da rua que sai a queimar a trave da baliza olhanense.

29' - Três remates consecutivos na área do Olhanense, com Bruno Veríssimo completamente aos papéis, numa saída despropositada. Weldon esteve no mais perigoso, mas Aimar também podia ter feito novo golo.

O Olhanense está completamente sufocado pelo futebol do Benfica, que nem está propriamente a carregar muito no acelerador...

27'- Ukra trabalha bem sobre Luisão e cruza para Castro. O remate sai forte, mas ao lado da baliza de Quim.

23' - Aimar dispara forte e colocado, mas a bola sai ligeiramente ao lado.

20' - Cartão amarelo para Rui Baião, por entrada dura sobre Aimar.

20' - Excelente remate de Ukra, com Quim a ter de defender com os punhos. A bola queimava, de tão veloz...

19' - Cartão amarelo para Luisão, por ter atingido Carlos Fernandes com uma cotovelada na cara. Livre directo para o Olhanense, descaído sobre a esquerda. É Ukra que vai marcar.

17' - Golo do Benfica - Di Maria marca, invulgarmente com o pé direito. Aimar faz um passe longo e mortal, a rasgar, da direita para a esquerda, para a entrada do supersónico Di Maria, que entra na área e remata para o fundo da baliza de Bruno Veríssimo, após mais um dos seus dribles venenosos.

Passam os primeiros quinze minutos, com o Benfica a dominar e o Olhanense a defender-se como pode - e com menos um

14' - Cardozo parece em dificuldades e agarra-se ao joelho esquerdo, na sequência de uma jogada de perigo em que interveio, a cruzamento de Di Maria.

8' - Novo Cartão amarelo e consequente vermelho para Delson, por  ceifar Di Maria por detrás quando não tinha a mínima hipótese de chegar à bola. O Olhanense fica a jogar com dez elementos logo aos oito minutos.

O Benfica não podia desejar melhor começo: a ganhar aos dois minutos e com Cardozo a aproximar-se do artilheiro portista, Falcao, que hoje marcou dois golos em Setúbal.

2' - Golo do Benfica - Cardozo converte a grande penalidade, num pontapé a meia altura para o lado direito de Bruno Veríssimo.

1' - Cartão amarelo a Delson.

1' - Penálti a favor do Benfica, por mão de Delson num cruzamento de Weldon, do lado esquerdo do ataque encarnado.

21h17 - Início da partida

Estádio da Luz à cunha, com mais de 62 mil espectadores em apoteose, quase todos plenamente convencidos de que está encontrado o campeão nacional de futebol da temporada 2009/10.

Equipas:

Benfica
Quim; Ruben Amorim, Luisão, David Luiz, Fábio Coentrão; Javi García; Ramires, Aimar, Di María; Weldon, Cardozo
Suplentes
Moreira, Maxi Pereira, Carlos Martins, Nuno Gomes, Sidnei, Saviola, Kardec.
Treinador: Jorge Jesus

Olhanense
Bruno Veríssimo; Lionn, Anselmo, Miguel Ângelo, Carlos Fernandes; Castro, Rui Baião, Gregg, Delson;, Ukra, Djalmir
Suplentes
Ricardo Ferreira, Sandro, Pietravalle, Toy, Yazalde, Paulo Sérgio, Rabiola
Treinador: Jorge Costa

Árbitro: Lucílio Baptista


- Depois de ter empatado 2-2, em Olhão, na 13.ª jornada, o Benfica só perdeu mais dois pontos, na visita ao Vitória de Setúbal (1-1), na 18.ª jornada, num jogo no qual Cardozo falhou uma grande penalidade já em tempo de descontos. 
 
- Uma vitória sábado frente ao Olhanense, ainda na luta pela manutenção, deixa o Benfica de olhos postos na visita do Sporting de Braga, à Naval 1.º de Maio, no domingo. 

- Um dado curioso: o Benfica venceu metade dos jogos quando entrou em campo antes do Sporting de Braga. Isso aconteceu por seis vezes, das quais os
encarnados ganharam três e empataram outras três. Quando o Benfica joga após os bracarenses, o que sucedeu em 19 jogos, a equipa de Jorge Jesus somou 18 vitórias e um empate.

- Caso Benfica e Sporting de Braga vençam os respectivos compromissos, a decisão do título ficará adiada para a jornada 29, podendo os
encarnados festejar na visita ao tetra-campeão nacional, FC Porto. 

- Para a recepção ao Olhanense, o técnico Jorge Jesus já deverá contar com a dupla de avançados Javier Saviola e Óscar Cardozo.

- Acompanhe aqui, em directo, o resumo escrito das principais incidências do jogo e ouça o relato da partida na Antena1, por Paulo Sérgio, João Vasco e André Silva, com os comentários de Joaquim Rita.
PUB