Benfica eliminado da Liga Europeia de andebol

por Mário Aleixo - RTP
O Benfica nunca foi capaz de ultrapassar a muralha germânica D.R.-Cátia Luís-slbenfica

O Benfica sofreu uma derrota pesada na receção aos alemães do Flensburg-Handewitt, por 36-29, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europeia de andebol, tornando uma eventual revalidação do título quase impossível.

A defender o troféu conquistado na época passada, em Lisboa, o Benfica, qualificado na quarta posição do Grupo A, não apresentou argumentos para discutir esta eliminatória com o rival, que venceu o Grupo B e é o quinto colocado no campeonato da Alemanha.

O ponta esquerdo dinamarquês Emil Jakobsen, da formação germânica, apontou nove golos, oito dos quais na primeira parte, que o tornaram no melhor marcador da partida, com o impressionante registo de 100% de eficácia. Leandro Semedo foi o melhor dos benfiquistas, com cinco.

Ole Rahmel até marcou primeiro para os encarnados, no lance inaugural do encontro, mas o Flensburg-Handewitt, desde logo, mostrou ao que vinha e não facilitou em nada, "cavando" muito cedo uma vantagem considerável e irrecuperável para a equipa da Luz.

A maior capacidade física do conjunto alemão, recheado de jogadores nórdicos, sobretudo dinamarqueses, também tornou tudo muito difícil para a formação de Chema Rodríguez, que viu o adversário chegar ao intervalo a vencer por 21-10 e a sentenciar o resultado.

A sucessão de erros dos jogadores das "águias", algo atónitos com os movimentos dos jogadores contrários, aliada à fantástica exibição do guarda-redes Benjamin Buric, com um total de 10 defesas em 20 remates no primeiro tempo, explicam o grande desnível.

O Benfica entrou um pouco melhor na segunda parte, com outra atitude e mais eficaz, mas nunca foi capaz de reduzir a desvantagem, enquanto o Flensburg-Handewitt geriu a superioridade trazida da etapa inicial, controlando sempre a diferença no resultado.

A 10 minutos do fim, a formação alemã ainda aumentou mais o marcador, com muita facilidade, diante de um Benfica resignado e a acusar algum desgaste, levando para a segunda mão, a realizar-se em território alemão, uma vantagem de 13 pontos (39-26).


pub