Benfica recebe Chelsea para a Liga dos Campeões

O Benfica recebe esta noite o Chelsea no Estádio da Luz, em encontro da primeira-mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Jorge Jesus acredita que é possível passar a eliminatória, mas adverte: "Precisamos de fazer um jogo perfeito a todos os níveis, e de uma noite inspirada para que vencer seja uma realidade".

RTP /
Os jogadores do Chelsea treinam no Estádio da Luz Miguel A. Lopes / LUSA

É o regresso de David Luiz e Ramires ao Estádio da Luz. Esta noite, os dois jogadores reencontrarão antigos colegas, naquela que poderá ser uma eliminatória histórica para o Benfica. É que, caso vençam o Chelsea no conjunto dos dois jogos, às "águias" garantirão, pela primeira vez desde que a prova se chama Liga dos Campeões (92/93), a presença nas meias-finais. Antes, ainda na Taça dos Campeões Europeus, o clube encarnado foi à final por oito vezes, tendo vencido por duas.

Mas a tarefa não se adivinha fácil, ainda que o Chelsea não atravesse o seu melhor momento. A ocupar atualmente o 5º lugar do campeonato inglês, em risco de não ir às competições europeias na próxima temporada, os "blues" têm tido um percurso algo irregular este ano. Prova disso foi a demissão de André Villas-Boas depois de ter estado menos de um ano à frente da equipa inglesa. Roberto Di Matteo assumiu os comandos, e assegurou a passagem aos "quartos" da Liga dos Campeões, depois de uma pesada derrota em Nápoles. O técnico suíço parecia ter acertado na fórmula, mas a derrota frente ao Manchester City, depois de ter estado a vencer, e o empate na receção ao Tottenham voltaram a deixar dúvidas.

Mas apesar do ano menos bom, não deixa de ser o Chelsea. E Jorge Jesus tem consciência disso mesmo. "Precisamos de fazer um jogo perfeito a todos os níveis e de uma noite inspirada para que vencer seja uma realidade", afirmou o técnico encarnado, na conferência de imprensa de antevisão do encontro no Estádio da Luz.

E para Jesus, essa realidade está ao alcance das "águias": "Respeitamos o Chelsea, mas acreditamos que temos possibilidades de chegar às meias-finais. São dois jogos, por isso não há favoritos. Amanhã [hoje], terça-feira, o Benfica não vai resolver a eliminatória. Temos que controlar a ansiedade e não procurar o golo de qualquer maneira", explicou o treinador português.

Depois de terem eliminado o Zenit nos oitavos-de-final, recuperando de uma derrota fora, o clube encarnado tem agora outra prova de fogo.

O Benfica - Chelsea não será o único encontro da noite para a liga milionária, com o Real Madrid a viajar até Nicósia, Chipre, para defrontar o APOEL.

Ambos os encontros têm início às 19:45, com o jogo do Benfica a ter transmissão em direto na RTP 1 e RTP 1 HD.
PUB